quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Dia de raia.

Viva amigos.
Depois de uma grande pesca, eu e o Mário, voltamos ao mesmo spot.
Repetimos tudo igual no dia seguinte, chegamos ainda de dia e que sorte, pois mudou uma coisa, uma rede de cerco a 2 metros da costa, sim 2 metros a ocupar 500m de praia.
Depois de passar as dunas e andar bastante, ainda tivemos que andar bastante para sair da área da rede, nem vou contar a conversa que tive com a policia marítima, é simplesmente ridícula, revoltante, para mais quando veem fiscalizar uma pessoa que preserva a natureza e quando tem trabalho nas unhas sacodem menosprezando a situação, vergonhoso...
Eu andava com a leiteira toda e depois de 30 minutos tinha 3 canas a pescar, tinha uma cana a antiga com fio 0.50 , iscada grande, que quando reparo estava toda bamba, comecei a enrolar linha e mal estico sinto duas cabeçadas fortes, tinha o peixe ali aos pés, aproveito uma ondeca e aproveito a embalagem, peixe em seco com muita facilidade, a manobra nem durou 20 segundos, um belo robalo com 3,5Kg .
O boca grande
Havia atividade e depois de tirar um belo sargo e um robalote com 900 g e mais duas bailecas  não tarda tinha outro peixe bruto do lado de lá da linha, depois de uma luta muito suada e  pensando que fosse outro robalão, meto em seco uma linda raia de mais de 5kg, pois a balança só dá até ai e ela ultrapassou o peso, devia ter quase 6 kg.
Dois peixes a pesca feita
 
O amigo Mário continuava a labuta mas não era dia dele outra vez.
4 peixes encheram a arca, mais uma grande pesca
 Caldeirada para abrir o apetite ao pessoal

Estou a habituar-me mal, e a gostar de pegar nestes tarolos.
Boas fainas pessoal.
 

 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Robalos, bailas e sargos.


Viva pessoal.
Como o amigo Mário anda de volta do Carnaval, nem o vou  chatear com as fotos, vou fazer o post mas com fotos em casa.
 Arrancamos ainda de dia para o pesqueiro para ver o mar, chegando ao local o mar tinha mais força do que esperava-mos, ia ser trabalhoso pescar naquelas condições, eu monto rapidamente 3 canas e ponho-as de molho, e mal cai a noite apanho uma boa baila e um robalo jeitoso, parecia que havia boa atividade.
Quando vejo o Mário ainda andava de volta da 1ª cana, dei-lhe um estralho dos meus para o despachar, e ele diz "porra já apanhas-te 2 peixes" e eu digo-lhe "lança lá isso que vais apanhar um robalo dos bons".
Passado 10 minutos aparece-me ele com um belo robalo de 2.5Kg , todo contente, estava mesmo com feeling que ele ia apanhar um peixe bom ao primeiro lançamento.
Nisto vejo que a minha cana da esquerda tem peixe e que belo peixe, com as ondas fortes a fazer quebra cocôs de 1,5m a linha 0.40 depois de uma grande luta na escoa cede, senti que tinha perdido um belo peixe, certamente um robalão dos bons.
No tempo de arranjar a cana e voltar a pescar, reparei que a cana da direita tinha a linha junto a terra ou era devido as ondas fortes ou era mesmo um peixe dos bons, estico a linha e começa a luta, que peixão tinha eu nas unhas mais uma vez, com aquele mar a preocupação era a linha não ceder outra vez na escoa, ai o Mário foi precioso, depois de 10 minutos onde a escoa forte me levou o peixe vezes sem conta e me obrigou a abrir e fechar o drag , que nem um doido, o Mário joga-lhe a mão e põe-o  em seco para meu alivio, era o meu record de robalo sem dúvida alguma, acusou 4,1Kg.

A coisa corria as mil maravilhas, sai mais uma bela baila ao Mário e a mim outro robalo de 1,4Kg,  eu continuei a capturar belos peixes, bailas de bom calibre e uns belos dentuças, era mais uma noite que se fosse prolongada dava um cabaz de peixe...
 

Mas a noite estava feita, e às 23h já estávamos a caminho de casa para lavar, arrumar material e peixe, para conseguir descansar antes de mais um dia de trabalho.
Eu apanhei 9 peixes 3 robalos,3 bailas e 3 sargos que deram 9 kg, perfeito;)
 
 
 
 
O mar no dia das bombas, aqui por umas pedras que gosto muito.
 
 
 
 
 Um dentolas e um tarolo, estou a começara perceber um pouquinho de surfcasting.

 
Despeço-me com o petisco mais corrente nesta altura do ano, umas navalheiras acompanhadas com uma saladinha de grão e bacalhau.
Boas fainas pessoal.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Noite com gelo

Mais uma jornada de pesca.
Não aquela que queria relatar, e estava prevista, porque o meu amigo Mário ainda não me disponibilizou umas fotos que queria pôr.
Mas isso não é problema, vou antes postar os resultados de uma noite super fria antes desta tempestade, que quando cheguei ao carro às 6:30 da manhã, tinha gelo no vidro, coisa muito rara mesmo junto ao mar. 
Era 2 da manhã de Domingo, depois de um bom tinto ao jantar e uma lareira a todo o gás, pela tarde e noite dentro, com mais uma dose de televisão, fazendo assim a combinação perfeita de preguiça para ir dormir meia dúzia de horas e entrar ás 8 da manhã no trabalho.
Mas já tinha tudo pensado, depois de ouvir, "és doido, maluco, não vais dormir, está muito frio", faço um petisco e meio litro de tinto para aquecer, e arranco para a Praia.
 
 
 O mar estava mesmo como gosto, bem paradinho, não sei porque, gosto é do mar parado, pois aqui é raro isso acontecer, as 4 da matina nem um toque, aproveitei para forrar o estômago e beber um tinto para aquecer as orelhas, eheheheh, quando vejo que tenho o primeiro peixe na cana, uma baileca marreca, que engolfou e teve que ir para a caixa.
Foi sinal que o peixe tinha aparecido para comer, e em 20 minutos apanho um peixe em cada cana, 3  robalos praticamente de seguida, que salvaram a noite do gelo.

 1º Com 1.800Kg

 2º com 1,300Kg

3º com 900g, arca com o fundo tapado, 4 Quilitos de peixe,  e logo robalos que apanho tão poucos. já tinha valido não ir a cama antes de ir trabalhar,

 
 Com estes mares malucos que andam por ai, que nos obrigam a não poder pescar, aqui por Sines há sempre um ou outro spot para pescar, este aqui só falta o sofá, eheheheheh.

 
Boas fainas e cuidado com o mar pessoal, todo o respeito é pouco e não posso deixar de comentar estes últimos dias em relação ao tempo e mar,pois tenho ouvido tanta barbaridades dos avisos meteorológicos que passam na tv, em relação a esta tempestade de ondas, sim de ondas e não vento, como vi o na televisão a área em alerta amarelo no interior do nosso país com ventos de 30 nós, Quando há nortadas de 30 nós as dezenas durante o ano inteiro, ridículo.
 Para mim é alerta vermelho para alinha de costa ocidental toda, acima dos 15/16 de período e mais de 3 metros de vaga.
E em vez de fazerem entrevistas parvas e diretos quase a levarem com ondas, era importante informarem as pessoas do que é realmente o período da vaga, (se é que eles sabem), para estas terem o mínimo de noção de perigo.
A mim custa-me sair a rua e ouvir comentários de pessoas que vivem junto ao mar e algumas até fazem a sua vida profissional junto a ele, do tipo:
 
- Quando o mar esta grande são as mares vivas - falso
  
- Os tsunamis são ondas gigantes - falso
 
- 6 metros e 19 período e dizem, então não vais surfar, que raio de surfista és tu - estupidez
 
- E a olharem para estas ondas que vieram e dizerem, não é o mar que davam, não esta assim tão grande... quando foi o 2 maior mar que eu vi em Sines, bem longe do hércules, mas com uma potência fora do normal - falta de informação
 
 Só vi uma coisa de jeito na televisão sobre avisos do mar, é a sair de um agueiro, foi no ultimo verão que finalmente tiveram essa ideia... força ai pessoal.