sábado, 4 de fevereiro de 2017

Noite com gelo

Mais uma jornada de pesca.
Não aquela que queria relatar, e estava prevista, porque o meu amigo Mário ainda não me disponibilizou umas fotos que queria pôr.
Mas isso não é problema, vou antes postar os resultados de uma noite super fria antes desta tempestade, que quando cheguei ao carro às 6:30 da manhã, tinha gelo no vidro, coisa muito rara mesmo junto ao mar. 
Era 2 da manhã de Domingo, depois de um bom tinto ao jantar e uma lareira a todo o gás, pela tarde e noite dentro, com mais uma dose de televisão, fazendo assim a combinação perfeita de preguiça para ir dormir meia dúzia de horas e entrar ás 8 da manhã no trabalho.
Mas já tinha tudo pensado, depois de ouvir, "és doido, maluco, não vais dormir, está muito frio", faço um petisco e meio litro de tinto para aquecer, e arranco para a Praia.
 
 
 O mar estava mesmo como gosto, bem paradinho, não sei porque, gosto é do mar parado, pois aqui é raro isso acontecer, as 4 da matina nem um toque, aproveitei para forrar o estômago e beber um tinto para aquecer as orelhas, eheheheh, quando vejo que tenho o primeiro peixe na cana, uma baileca marreca, que engolfou e teve que ir para a caixa.
Foi sinal que o peixe tinha aparecido para comer, e em 20 minutos apanho um peixe em cada cana, 3  robalos praticamente de seguida, que salvaram a noite do gelo.

 1º Com 1.800Kg

 2º com 1,300Kg

3º com 900g, arca com o fundo tapado, 4 Quilitos de peixe,  e logo robalos que apanho tão poucos. já tinha valido não ir a cama antes de ir trabalhar,

 
 Com estes mares malucos que andam por ai, que nos obrigam a não poder pescar, aqui por Sines há sempre um ou outro spot para pescar, este aqui só falta o sofá, eheheheheh.

 
Boas fainas e cuidado com o mar pessoal, todo o respeito é pouco e não posso deixar de comentar estes últimos dias em relação ao tempo e mar,pois tenho ouvido tanta barbaridades dos avisos meteorológicos que passam na tv, em relação a esta tempestade de ondas, sim de ondas e não vento, como vi o na televisão a área em alerta amarelo no interior do nosso país com ventos de 30 nós, Quando há nortadas de 30 nós as dezenas durante o ano inteiro, ridículo.
 Para mim é alerta vermelho para alinha de costa ocidental toda, acima dos 15/16 de período e mais de 3 metros de vaga.
E em vez de fazerem entrevistas parvas e diretos quase a levarem com ondas, era importante informarem as pessoas do que é realmente o período da vaga, (se é que eles sabem), para estas terem o mínimo de noção de perigo.
A mim custa-me sair a rua e ouvir comentários de pessoas que vivem junto ao mar e algumas até fazem a sua vida profissional junto a ele, do tipo:
 
- Quando o mar esta grande são as mares vivas - falso
  
- Os tsunamis são ondas gigantes - falso
 
- 6 metros e 19 período e dizem, então não vais surfar, que raio de surfista és tu - estupidez
 
- E a olharem para estas ondas que vieram e dizerem, não é o mar que davam, não esta assim tão grande... quando foi o 2 maior mar que eu vi em Sines, bem longe do hércules, mas com uma potência fora do normal - falta de informação
 
 Só vi uma coisa de jeito na televisão sobre avisos do mar, é a sair de um agueiro, foi no ultimo verão que finalmente tiveram essa ideia... força ai pessoal.
 
 
 
 
 
 
 
 

19 comentários:

  1. Boas mestre João,
    quem diria, um sargalheiro virado só para os babaloos, valeu a pena sair do conforto para forrar a arca , bela jornada sem duvida.
    Pois é a malta não tem mesmo noção do que é o mar, na minha opinião o excesso de informação também afecta as pessoas, parece que estamos a avisar os miúdos, não vás para ali que é perigoso, não faças isto que te aleijas ...., é a mesma coisa que os mandar para lá quase, pura estupidez é o que é, enfim gente ignorante é coisa que não falta neste mundo.
    Parabéns pelos belos compridos e bons lances companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Pedro.
      Foi mesmo sair do conforto:) mas valeu a pena...
      Estes 2 meses do inicio do ano, só pesco aos compridos, promessa feita e comprida até a data:)
      Acho que não há excesso de informação, há é informação repetida e mal dada, muitas vezes ouvimos noticias e não chegamos a conclusão nenhuma.
      Mas nisso tens razão, quanto mais se fala de uma coisa , mais um adulto tem curiosidade e acaba por reagir como uma criança:)
      Vou mais por a falta de humildade das pessoas, de falar de temas que não dominam e pensam que sabem , mas pronto...
      Obrigado Pedro força ai nessas pescarias, e os campeonatos;)

      Eliminar
  2. Comé Mister Robalo hahahahahaha
    Podes querer amig fez aí umas rijezas do caraças, tive uma noite que dormi na carrinha marcava um 1ºgrau quando me fui deitar às 4h da manhã, mas gelo por acaso não apanhei...
    Epa mas um gajo não se pode sentar à lareira antes de ir pá pesca, se não o mais certo é já não abalar hahahahahahaha as mulheres nunca vão entender a cena da pesca :))

    hahahhahahahahaha Não foste surfar estes dias amigo??? Que raio de surfista és tu!!!!? hahaahhahhaha
    É verdade, mas sabes como é o jornalismo muitas vezes serve para assustar as pessoas e para preencherem aqueles 60 minutos que estão no ar, já viste que eles conseguem arranjar sempre material para os tais 60 minutos, nem que repitam alguma coisa do dia anterior hehehehehe
    E essa do tsunami continuam a insistir, cada vez que se fala em tsunami mesmo nos programas dirigidos a ele é sempre a onda gigante que aparece e muitas vezes é "waimea shorebreak" no Havai que cai todos os dias daquela maneira hahahahhaha....Enfim...

    Foi sem duvida o maior "Marete" a seguir ao Hércules, mas eu confesso que pensei que fosse mais forte... No entanto o Hércules foi período 25 e o mar era de Oeste...

    Olha sempre fui lá ao tal spot que te falei hehehehehehehe... Nem imaginas :)) nunca pensei fazer uma pesca daquelas ali, amanhã há relato ;)

    Parabéns pelos Robalos amigo, agora vais desenjoar dos Sargos ;)
    Abraço e força aí óh mister Robalo hahahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mister robalo és tu amigo, ahahahahahah
      Como é que isso vai, pois eu por aqui numa noite apanhei -3 graus, mas valeu a pena;)
      Levei roupa suficiente e boa para não sentir o choque térmico:) mas que custou custou,lol.

      Surfar com este mar, só malucos,
      O Telejornal é só noticias parvas por vezes, hoje fizeram um direto de uma casa que o vento levou umas telhas, fds , como é possível... na minha casa já aconteceu também , eheheheheh.
      Ia essa do tsunami é mesmo parva, depois dos vídeos dos tsunamis, vesse as pessoas a olhar para a espuma de meio metro a vir em direção a elas e estão na boa:(

      No norte foi pior, aqui em Sines esperava mais, mas ainda bem que não veio, cascais e Ericeira estava monstruoso...

      Cá espero o relato da pescaria amigo;) ainda bem que correu bem, mais um spot para estares atento:)

      Uns robalecos, deixa ver se dou com um dos grandes, já esteve mais longe:)
      Eu sou o Mister Sargo , ahahahahah não quero ser o mister robalo,lol.
      Um abraço Lobo da areia:)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Afinal tu é que andas em cima deles à força toda... e fazes muito bem... :)
    Tens ai uns pesqueiros mesmo potentes para dar com eles!!!
    Eu bem sei como é, às vezes tb tenho aqui a lareira e depois às 0:00 abalo, uiiii... É cá um sacrifício, mas depois mal chego ao pesqueiro e ando ali à procura deles, passa tudo, só tenho vontade é de ficar por ali! :)

    Forte Abraço e aperta com esses babalos e venham essas fotos... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Andei a tentar a sorte no inicio do ano:)
      Tenho 70Km de costa até troia para o surfcasting, um gajo com carrinha de tração pesca sozinho muito facilmente, mas para pescar aqui por perto, o mar tem que estar bem pequeno... mas daqui a um mês arrumo o material, e começo só aos sargos:)
      Eheheheh, se bebesses um vinho ainda era mais difícil, lol.

      Forte abraço, força ai Manel.

      Eliminar
  4. Alô João!
    Bela pesca de robalos amigo!
    Desta vez comentei apenas para te mandar um abraçoo e dizer que essa areia no peixe não engana!!!

    Grande abraço companheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cris.
      Uns robalecos, ahahahahah para mim está ótimo:)
      Lol, areia tradicional daqui;) mas olha que até troia a areia é toda assim (70Km) mas por acaso foi ai uns 500 metros mais a norte do sitio que estivemos, mas ali onde estivemos tiraram lá um com 6,5 Kg.
      Abraço também para ti Cris:)

      Eliminar
  5. Boas amigo,bela caixa de robalos,ainda ficas viciado nessa pesca hahahaha,quanto as noticias já sabemos que tem que se empolar um pouco a coisa ,jornalismo e políticos aiiii nos pescadores é que somos mentirosos:)))))
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Não a minha pesca é mesmo sargos;)
      Vai apanhando neles que eu mais um mês faço te companhia,lol.
      Mas olha que há pescadores mentirosos há, ahahahahah, vim agora ali do club náutico, e um gajo disse-me que apanhou uma lula com 3.5kg, fds vai lá vai, ahahahahah.
      Grande abraço

      Eliminar
  6. Boas Jony,
    Se começas a ir todas as noites à pedrada ainda viras alcoólico, cada robalo uma litrada pa aquecer as orelhas...vá lá vai! LOOOl
    Parabéns pelos robalos ; )
    Antigamente o boletim meteorológico era apresentado por meteorologistas, mostravam as cartas de superficie e na escola, em geografia, estudava-se o tempo, agora qualquer pivot da TV dá as noticias sobre o tempo e a única coisa que se sabe é se faz chuva ou sol.

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pauline marafado
      Ahahahah, gosto muito de beber um copo, mas tudo controlado, bem longe de me viciar;) agora quando faço noitada de pesca pelo menos levo 0.50 vinho,lol
      Eu acho que se não houvesse previsão de mar grande nem ligavam ao vento, ainda caiu uma grua lá no norte, mas há muitos dias com ventos muito mais fortes.
      Saudinha e vai te a eles marafafo;)

      Eliminar
  7. Mékié João!!
    Elas nunca vão perceber, o que é sair do conforto de casa e ir para a pesca apanhar frio...
    Valeu o tinto para aquecer as orelhas, hehehe
    Mais vale deixar a televisão a trabalhar com o som baixinho, para não ouvir barbaridades!
    Pelos meus lados o gajo esteve mesmo rijo...
    Força aí nessas pedradas aos compridos. Tarda nada está aí a tua época dos listados em força!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas Francisco.
    Podes crer, lol...
    Um tinto nestas noites faz bem, claro que modero, até porque depois tive que pegar no carro.
    Lol, é melhor é ... ai esteve mesmo grande, bem maior que aqui.
    Espero ainda fazer umas pedradas antes de atacar os listados.
    Grande abraço xico;)

    ResponderEliminar
  9. Boas João ;) parabéns pela pescaria!!!

    afinal não saem só sargalhoes ahah, perante o defeso ha que tentar outras pescas, :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo.
      Este inicio de ano, houve condições e dediquei-me ao robalo, com umas capturas engraçadas.
      Por a minha zona, a norte de sines não há defeso, mas o mar encarrega-se do defeso natural:)
      Por aqui a zona de defeso e parque natural só começa a partir da praia de São Torpes, a sul de Sines.
      Força ai Diogo, abraço.

      Eliminar
    2. HA pois é!!! nem me lembrei de tal coisa ahah

      abraço

      Eliminar
  10. Amigo João, começas a recolher frutos do investimento feito neste tipo de pesca! Assim dá gosto ver! Estás a ficar um autêntico pró nas canadas com chumbo! Abraço e boas continuações.

    ResponderEliminar
  11. Viva amigo.
    Lol, falta-me muita estaleca nesta pesca, mas já começo a gostar mais, pois safei uns peixes porreiros, tenho algumas historias para fazer uns posts;)
    É pena é o mar a 20 dias não dar uma chanada para tentar mais uma vez a sorte.
    Mais um pouco está a sargaria redonda;)
    Obrigado, força ai Nuno.

    ResponderEliminar