domingo, 20 de novembro de 2016

Final da saga verão.

Ola pessoal.
Como tenho vindo a mostrar, foi mais uma  pesca  de verão forte em sargos, chega finalmente ao fim aqui no blog a saga verão, este foi um dia de Agosto bem quente e com sargos bons na espuma, fui saltando de pedra em pedra, a procura dos mesmos, que volta e meia os ferrava nas fendas habituais, onde eles costumam passar para se alimentar de percebe.
Mais um dia muito divertido para mim, onde consegui tirar bastante partido do tipo de pesca que mais gosto, ilhada sozinho ou bem acompanhado, com necessidade de mudar de ilha e procura-los e encontra-los em vários spots e amplitudes de maré, onde no fim da jornada enriqueci mais o meu conhecimento da área...
Pois é bastante porreiro quando se dá com o peixe numa pedra, mas este verão tenho mesmo a certeza que em meia dúzia de metros ao lado numa ilha próxima, pode estar cheia de peixe e a que estamos estar sem vida alguma e em 2 minutos ser o inverso.
 
 
Posso dizer que se libertei ai uns 20 sargos este verão foi muito, também posso agora revelar, que arrisquei bastante e apanhei muitos com a mochila as costas, prancha atada a pedra, peixe na rede atado a prancha, sempre pronto para ser expulso da pedra sem consequências maiores, onde foram varias as vezes que com a subida da maré, era fechar a cana, carreto na mochila e zarpar para uma pedra pescavel.
Os meus 20 anos de surf, ajudam a este à vontade e respeito pelo mar, onde só fazia isto com mares inferiores à 1 metro e período inferior a 10,  pois tudo o que é superior a isto é de ter mesmo muito cuidado.
 
 
 
Isto não quer dizer que tenho a segurança assegurada para pescar e nunca me irá acontecer nada, pois todo o cuidado é pouco com o mar, convém ver as condições varias horas antes da jornada, eu faço-o no tradicional windguru, mas não dispenso 3 sites de surf que todos me dão indicações parecidas, mas sempre com algumas diferenças.

 
 O lote mais normal deste verão.

 
A sardinha andou muito na minha mesa.
                                                                                                                                                  

 
Uma ondinha algures no levante algarvio.


As petiscadas com o amigo Pedro também foram saindo com frequência, no dia anterior ao petisco tinha-mos ido apanhar a ameijoa e uns lingueirões para virar uma gelada de branco no inferno algarvio que não deu tréguas este ano.


 
Boa semana, se possível com boas fainas!


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Finalmente outra.

Mais uma jornada de verão, desta feita com menos peixe, mas com continuação de qualidade nas capturas.
Consegui fazer a segunda dourada no meio dos sargos, um ano que ferrei muito poucas, por norma deixo fugir sempre 2 ou 3 das maiores...
 
Pôr do sol em Leça da Palmeira
 
Como tive que ir ao norte, nada como dar uma espreitadela nas ondas e mares daquela zona, dá para ver que que se trabalha de outra maneira por aquelas bandas, onde os espaços estão muito bem aproveitados e em condições decentes, para não falar nas condições para se fazer desporto... onde dão 10 a 0 ao sul do país.
 
Caixa composta com a cereja no topo do bolo.
 
Uma jornada bem bonita, com um sargo ou outro de vez enquanto, que para não variar de excelente bitola, era com cada negrão de dentes amarelos e gordos que até dava gosto, neste dia bati 3 ilhotas que estão perto uma das outras, só assim é que consegui ir forrando a rede.

 Não podia deixar de tirar uma foto a um pescador do norte, e de imaginar uma pescaria naquela ilhota lá fora ( V.N de Gaia) Afurada.

Arrumadinhos para a  foto.
 
O passeio da praxe a bonita cidade do Porto
 
Calor, mar porreiro umas unhas para o lanche, uns sargos bons com uma douradinha, era bom que fosse sempre assim:), boas fainas pessoal.