sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dentolas matreiro

Viva pessoal, mais um conjunto de fotos e um pequeno vídeo, para agitar um pouco aqui o mundo da blogoesfera pesqueira.
Pescas feitas a sul e norte, por terra e ilha, peixe capturado para variar, da espécie Sargo, não há muito que contar, dias maus, dias bons e medianos, como todas as artes de pesca...uma coisa é certa, peixe para a grelha e forno não tem faltado...
 
 Lindo exemplar, que bem lotou, as vezes até fico com pena, de ver um peixe tão bonito a acabar o seu percurso da vida, mas isto é mesmo assim...
 
A Sul andei a procura de um robalo bom, mas para variar não senti nada, então apanhei uns camarões bem vivos e nestes espumeiros e caneiros que conheço à 30 anos, apanhei logo meia dúzia de sargos palmeiros jeitosos para a grelha, grade ao spinning, não pode ser, tenho que levar peixe para o almoço.
 
 
Não há robalos os sargos é que pagam !
 
 
Mais um resultado de uma tarde, numa pedra isolada, onde o peixe compareceu na tal hora e altura da maré para mariscar.
 
 
No algarve, também já começo a ter os meus spots petisqueiros para depois matar a sede.
 
 
Agora tenho a mania das curtas metragens, e vai mais uma de um dentolas matreiro, que tentou me enganar, mas ferrei-o quando ele já não esperava.
 

Boas fainas amigos

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dupla perfeita

A dupla perfeita, percebes e sargos,
Pois bem, começar a fazer a maré bem cedo a procura de uns percebes bons, depende sempre do estado do mar, e não era que ele estivesse muito manso, mas tinha um sitio em mente que com ajuda do Mário, dava para apanhar aquele lote de luxo.
Sempre com o olho no mar, mergulhava na poça espumada com óculos, com correntes de todos os lados, e quando dava aquela pequena chanada dos espumeiros, a visão era incrível, com pinhas de percebes lindos, era aproveitar ali 3, 4 segundos e lança-los ao Mário.
Com as contas a baterem nos 4 Kg era hora de deixar lá o resto para um dia destes, se ninguém os vir antes de eu ir lá , ahahahahahah.
 
A qualidade top para este tipo de marisco, estava safo o lanche.
 
Com o virar da maré, o mar ganhou força e algum vento, era hora de limpar os percebes, aproveitar os pequenos para começar a caça aos sargos, que com água a ganhar nível, começam a mariscar, o peixe não era muito, mas de bom lote, volta e meia saia um e com a maré a ganhar muita água fomos abrigados a recuar e ir tentando a sorte em várias pedras, onde ia-mos fazendo uns dentuças bem engraçados.
 
Com a chegada da maré cheia, por norma o peixe deixa de comer, e demos como terminada a pesca, com a rede já bem composta de uns peixes bem porreiros, era hora ir desfrutar de um belo lanche e de umas geladas.
 
 
Com a chegada ao carro, os dentuças vão logo bem acondicionados e frescos a caminho do frigorifico, para eu desfrutando de umas belas refeições.
 
 
Foi mais uma pesca bem positiva e agradável, sem viva alma a volta e uma tranquilidade que hoje em dia é difícil de ter...
 
Para acabar fica mais umas fotos algarvias sempre com boas praias e bons petiscos.
 
 
 Aqui não dá para enganar, estamos no algarve, móóó...

Num dia quente algarvio, o amigo Pedro, liga-me a dizer que tinha uma arca com uns sumos gelados, fizemos uma fusão de uns lingueirões a lobo com uma ameijoas algarvias, mas cozinhadas a alentejana, com mais umas conquilhas da praia dos camones e um polvo do litoral alentejano, saiu um banquete de luxo...
 
Boas fainas.
 
 
 
 


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Muita rapidez.

Boas amigos!
Mais uma faina sargueira, e que faina, sargos para todos os gostos e feitios, uma pesca muito produtiva e divertida, daqueles dias que o peixe está debaixo dos pés ali durante uma hora a comer desalmadamente, e quanto mais rápido um gajo for, mais apanha, pois do nada, fecham e boca e nem mais um toque.



Fotos de surf este ano tem estado difícil, antes de uma surfada sozinho, vejam os aspeto da Prainha para me divertir em esquerdas e direitas bem fixes, no Alentejo isto ainda é possível!!

 Caixas forradas deles, a beber uma fresquinha a tirar umas fotos, sabe mesmo bem:)
Mas falava da rapidez que temos que ter, para quando o peixe aparece, e lembrei-me do meu amigo Mário, que se tornou um bom pescador de sargos mais rápido do que eu esperava, onde trabalha sempre com uma calma impressionante, que por vezes estou eu a dizer, "despacha-te aproveita agora!"
Certo dia saímos as 16h os dois, e fomos fazer uma ilhada rápida, a maré tinha uma hora de vazante, eu com a pressa toda monto a cana e começo a pescar, enquanto o Mário preparava o material, eu já tinha 3 dentolas cá fora, mal iscava e o Mário grandes iscadas, ainda por cima com percebe que dá sempre trabalho, o peixe estava lá e eu comecei a aviar neles, o Mário dizia-me "tu deixas o anzol de fora e nem o tapas", e ele grandes iscadas com a calma dele, que resulta muito bem quando peixe anda a comer de passagem, mas há dias que comem ali num espaço curto de tempo, acho que eles só não comem é pedras quando entram assim em massa, :)
Ele também apanhou peixe,  por vezes já apanha mais que eu, mas nesse dia aconteceu o que eu esperava, foi meia hora a grande e depois chapéu.
Esta pesca não foi nesse dia, mas foi muito parecida, com o peixe a marcar presença ali num espaço curto de tempo.


Como o amigo Pedro é praticamente meu vizinho no Algarve, e eu tinha feito uma maré antes da viagem para baixo, ligo-lhe e vejo a sua disponibilidade, quando ele me diz que tinha ali uns canivetes para cozinhar a moda Lobo do Mar, eu juntei mais uns percebes e um polvo no forno e fui recebido com um Martine a Lobo, que já tem patente e vai ser a bebida revelação deste verão:)

Que lanche de qualidade, é por isso que adoro o nosso mar, e também a ria formosa, neste dia o amigo Pedro abriu o livro das suas aventuras a Tom Sawyer, e foi um fartote de rir, claro que sempre acompanhados de umas bebidas geladas.

Para acabar deixo aqui uma foto do aperitivo que virá ai um dia destes, onde dei com os tais percebes de luxo.


 Boas fainas