domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dia do Love

Ola amigos e seguidores do blog, parece mentira mas é verdade, vivendo em cima do mar, o tempo para a pesca tem sido nulo, mas tem sido bom, pois os obstáculos e dificuldades que a vida apresenta  a todos nós, o que me tem calhado a mim, tem sido superado e ultrapassado positivamente, felizmente:)


Não ligo a datas nem costumes, mas pronto, vivo os dias e dou valor a todos sem exceção, mas hoje fui na conversa:) uma supressa e uma santola com um bom vinho num dia deste calha mesmo bem:)

Marisco em Sines, é no José Manuel Mariscos, aberto todos os dias do ano até às 20 horas, coisa rara no nosso país, viveiros de marisco, marisco já cozido, vivo ou congelado, a escolha do freguês, é bom ter uma casa com esta qualidade ao pé de casa aberta todo ano, ainda por cima com preços justo e para a carteira de qualquer um, o Zé, bom pescador e amigo de alguns anos, abre o marisco já cozido mesmo a frente dos nossos olhos, onde dá para ver a qualidade e frescura do mesmo, hoje brindou-me com uma santola cheia e saborosa;).

Bem mas o inicio do ano foi de loucos para mim, o ano começou de uma maneira que não dá para acreditar, pelo menos no minha maneira de viver a pesca, ao qual dou valor ao alimento fresco e com qualidade que apanho para consumo próprio, as duas únicas pescas que fiz, uma sozinho e outra com o amigo Mário, apanhei 37 Kg de alimento, onde se destaca 4 polvos que rederam 17 Kg.


Este ultimo polvo apanhado com o Mário, bateu os 5,200Kg  mais um belo safio de 8 Kg , capturado graças ao Marinho que levou um estralho de aço iscado com um carapau vivo apanhado na hora, ele andou-me uns dias a dizer que ia-mos apanhar um safio bom, estava com uma fé, ahahahahahah, pois já tínhamos apanho 3 safios que deram 8 Kg os três, o que para a espécie não são grandes , mas já dão para a caldeirada.

O rei e crente do safio Marinho.
 
O resto do alimento foram outras espécies muito apreciadas por mim, mas que ficam em segredo, mas deixo já a dica para as gaivotas matreiras, que depois disto seguiram-se 3 grades seguidas no mesmo local com as mesmas condições... isto não é só rosas, também tem espinhos, ahaahahahahhaha
 
 
Ainda não tinha publicado uma dourada apanhada no verão no secret spot do amigo Pedro. http://lobodumar.blogspot.pt/ com a cana, isca e coordenadas do próprio Pedro, obrigado por esse momento de natureza e prazer, brindado com uma geladinha quando saímos da ria:) impecável.


Chocos, mais um petisco que eu não dispenso, frito a minha maneira, uiui, que venha o branco  a acompanhar:)



Como disse , pouco tempo livre mas bem aproveitado, 2 horas de surf este ano, esmifradas até não puder mais, a acabar de destruir mais uma ondeca.

 
Mais material do bom, parecem pequenas, mas são navalheiras de encherem a palma da mão, o Mário que o diga;)
Este mês, uma grade aos sargos e dois fins de tarde ao spinning, que rederam um robalote em cada pôr do sol, a mesma hora no mesmo sítio, incrível, não eram grandes, mas com medida vão para o tacho, e finalmente consegui ferrar um robalo neste técnica de pesca, nem sabem a alegria que me deram:), pois se tivessem 2 ou 3 quilos largava logo a pesca dos sargos, ahahahahahah.
 



Espero que dê para entreter este post neste dia de tempestade, a todos:
Boas fainas
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Algumas capturas

Boas pessoal, naquela quebra de mar, onde o a malta andou a atacar ai por todo lado, eu também tive um tempinho e preparei-me em casa para a 1ª ilhada do ano com o amigo Mário.
Fatos vestidos em casa, pois o frio era de rachar, e rumamos ainda de noite para o pesqueiro, o romper do dia estava iminente e o vento gelado até assobiava, fez-nos mudar de planos, o Mário tinha saído duma gripalhada daquelas valentes, e decidimos , fazer um pesqueiro mesmo ali por terra, para não termos que entrar na água.
O plano era arrancar o dia com muita sardinha, para fazer uns peixes para a grelha, e escolhi um buraco que desse para os dois pescar, e assim foi, o Mário dedicou-se ao engodo e eu comecei a virar neles, depois trocamos de papeis mas o Mário não estava a dar com eles e começa-mos a pescar os dois.


Tenho-o ensinado a apanhar uns sargos, a ler o mar e perceber os sítios bons para fazer umas capturas, onde ele já vai fazendo uns sargos porreiros mesmo sozinho, mas neste dia o Marinho estava num dia não, e só os vias passar ao lado dele, no final da faina pediu-me um Kompensan, ahahahahahah, tudo em modo de brincadeira claro, dei-lhe 20-0.
   Era daqueles dias em que se não pusesse a chumbica em cima da pedra nas chanadas do mar as bogas pareciam piranhas, pois os sargos só pegavam ali com um palmo de água.


Como foi pesca em equipa, claro que o peixe foi repartido e cada um levou a sua sargaria para a grelha:).
Também tenho ido apanhar uns carapauzinho para fritada e no meio deles lá vai saindo umas boas navalheiras também, onde este ano tenho andado forte:)



 
Boas fainas