quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Velhos tempos

   Novembro e Dezembro era mês de grandes noites de lulas, à 20 anos atrás, meses esses mais fortes devido às grandes lulas que vinham desovar junto a costa, Sines como porto natural bem profundo era recheado de vários pesqueiros de grande qualidade, eu e o meu pai, fazia-mos grandes maratonas e fizemos dezenas de pescas de carrego, pena não haver a facilidade de fotografia que há hoje, era a minha pesca de eleição, era completamente viciado.
   Com o desenvolvimento da zona, começaram a  proibir um pesqueiro depois outro, depois mais um molho, mais uma rede e neste momento, há um buraco pescável por aqui, com muita gente presente claro, é triste mas mais meia dúzia de anos não vamos ter onde pescar aqui em Sines as lulas.
   Na altura descobri-mos um buraco mesmo nas barbas de toda a gente onde dava grandes lulas, mas se pescasse-mos na entrada da noite, e alguém visse, sabia-mos que o pesqueiro seria invadido de pessoal, então opta-mos só pescar ali das 4 da manhã até ao sol raiar, consegui-mos manter segredo quase 2 anos e fazia-mos pescas de sonho.
   Esta semana o meu pai desafia-me para ir de madrugada como os velhos tempos, e assim foi, lá fomos para o tal sítio matar o vicio... e não é que mata-mos a chibata, que bem que me soube,:):):)

O meu pai apanhou uma que passou um quilo e fez lembrar as grandes fainas de antigamente de lulas quileiras, eu apanhei a mais pequena.
 
 
 Na segunda ronda eu apanhei outra boa, pelo menos volta-mos a sentir o gosto desta pesca que eramos vidrados, não o fazemos mais vezes porque o pesqueiro é de difícil acesso e o meu pai já não está para se chatear e poder-se aleijar, esta malta que proíbe tudo, não vê que faz com que as pessoas reformadas fiquem mais sedentárias e não se podem distrair com umas simples pescaria...
 
Desta vez foi a minha mãe que posou para a foto.
 
Nesta altura há outra arte que também ataco com força, é os polvos nas marés de lua, não tem sido como o ano passado, mas fiz uns a maneira, uma coisa boa é a quantidade de navalheiras de criação que há, nunca tinha visto uma coisa assim, mas ainda apanhei 7 boas em duas marés.
 
 
 
Petisco da ordem
 
Tenho apostado na pesca do robalo, e feito um surf casting noturno de vez em quando, mas ainda não dei com um tarolo de jeito, este foi o único que me calhou, e se há maneira de os comer é em caldeirada com um camarão xl e umas ameijoas brancas, uma fatia de pão caseiro frito por baixo, uiui, um dos meus pitéus de eleição:)
 
 

O surf este mês tem sido de gala, ondas excelentes por todo o litoral alentejano, e as armas andam sempre comigo na carrinha, prontas par ação, ou pesca ou surf, :):)

 
Os sargos trocaram-me as voltas, e os mares grandes não me deixaramm chegar onde quero, o melhor que fiz aos meus fieis amigos foram 3 de bom lote que me deram um gozo enorme a iça-los de uma falésia bem alta, a minha vareta ia indo para a reforma, :):)
 
 
Variedade de espécies, boas surfadas, belos petiscos, bons momentos de relax ao pé do mar, recordar o passado e sentir o seu cheiro no ar, é o essencial, para um bem estar e ter alguma qualidade de vida, é isso que importa e o que todos nós procura-mos nesta vida.
 
A todos boas fainas companheiros.

domingo, 2 de novembro de 2014

Final de tarde.

   Ola pessoal, já falei de varias vantagens em ter um blog, uma é pesquisar as pescarias de outros anos e ver os como foram esses meses em relação a capturas, para ver se há coincidência com o mês atual do presente ano.
   Chego a conclusão que não tiro conclusão nenhuma, ahahahahahahahah, é preciso é lá ir e insistir para um dia entropeçar neles, e fazer uma boa pesca:):).
   Por exemplo o ano passado fiz belas pesca nesta altura com caranguejo e este ano tem sido uma miséria, pelo contrário o ano passado o Julho foi horrível e este ano fartei-me de apanhar sargos:):)
   Estes últimos dias já com a carga horaria laboral no normal das 8 horas, tenho feito uns finais de tarde em pesqueiro que conheço e outros a explorar, para futuras opções de pesqueiro...

 A Ninocas quis ser a protagonista do post, e lá teve que agarrar o melhor dentolas que apanhei, num lindo final de tarde num pesqueiro novo onde o apanhei quase a comer em seco com um mar de 2 metros.

Houve um dia que fui ver se já andavam ai uns polvinhos, pois foi em Novembro que no ano passado apanhei bastantes, ainda apanhei uns quantos, mas o brinde foi esta grande navalheira...

2 dentuças uma boa safia e 2 sargotes

Sexta fiz 5 bons sargos para a grelha

Fui a procura de um pargote com o amigo Marco e depois tentamos umas lulas já de noite, ele safou-se, eu tenho que quebrar a malapata da Lula, os pargotes também não apareceram e a pesca foi muito fraca, este requeime voltou para água, que mais parecia um espelho.

 
 
Pois é, pensavam que ia faltar o petisco, enganam-se,:):):) bem resumindo, tem dado para fazer uns belos petiscos, e vai saindo sempre qualquer coisa, e agora com verão a terminar, vamos ver como vai ser o mês de Novembro, boas fainas amigos.