quarta-feira, 30 de julho de 2014

Que bela supresa

   Mais um resume das minhas ultimas pescas, desta vez acertei nos dias certos, onde fiz duas lindas pescas de sargos a semana passada, nos dias que pude pescar e ontem a minha única investida desta semana onde consegui uns peixecos para forrar a caixa, com o festival musicas do mundo aqui em Sines, a pesca foi para segundo plano, um excelente festival, que vale a pena visitar...
   As pescas foram todas feitas numa ilha nova que já tinha explorado uma vez, que aguenta um pouco mais de mar, e isca foi percebe apanhado na hora, com a técnica da chumbica 5g, que no total das 3 pescas rendeu 17 Kg de sargos.


9 Kg de sargos a melhor faina
 
2ª pesca ainda saíram uns sargos gordos de bom tamanho








A pesca de ontem, mais fraca, mas que para esta altura do ano foi bem engraçada, com meia dúzia de bons sargos e um petisco.
 
As ondas por cá também tem estado bem divertidas, fica uma sequencia de uma ondeca feita por mim.
 
Malta algarvia, vou para baixo no sábado ou domingo, depois confirmo por sms, mesmo com marés fracas para o percebe, vou ver se apanho umas unhas, nem que seja só para sentir o gosto a mar e para ajudar a beber umas loiras, ahahahahahah, vejam lá a vossa disponibilidade para o petisco.
 
Boas fainas
 
 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Verão frio

   Pois é pessoal, com o verão ai, já estava a espera dos meus amigos sargos fazerem as malas e desaparecerem, nem na ilha nem por terra, os maganos nas ultimas 2 semanas nem deram sinal, conclusão carreguei umas grades as costas, lol ...
   Acredito que volta e meia, haja dias em que eles encostem para mariscar, em termos de marisco, também esta cada vez mais difícil de arranjar percebe bom, esta tudo bem escolhido, mas com paciência ainda se encontra umas pinhas jeitosas...
   Aqui no quintal de casa, onde o meu pai faz as suas investidas, houve um dia que deu com umas belas douradas, é bom sinal, mas eu só o vou acompanhar lá para o final de Agosto inícios de Setembro quando estiver tudo mais calmo e com menos veraneantes, ai sim vou tentar tirar uma burra de jeito.

É pena aquela ilhota lá ao fundo ser reserva e não se poder pescar.

A melhor faina que fiz, 2 saimas e 3 sargos na casa das 500, 600 g

Amigos do Algarve era este lote que gostava de levar para o petisco, lol, mas esta cada vez mais difícil, a malta aqui raspa tudo, mas alguma coisa eu arranjo antes de ir para baixo,ahahahahah.
 
O meu pai deu com uns peixes bem bonitos a pescar ao fundo, para escalar e grelhar e uma boa dourada para o forno.
 
O mais importante disto tudo é que o bom petisco nunca falta, boas fainas companheiros.


 




 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Aproveitar as manhãs.

   Mais um post, e de volta ao mesmo pesqueiro, com esta semana a trabalhar de dia, não vai ser possível fazer umas fainas, pois a tardinha o vento aqui por Sines está bem forte e frio, parece que lá para quarta já aquece bem e poderei ir molhar o fato para fazer um fim de tarde, mas como está semana estava apertada, aproveitei o pouco vento das manhãs de sexta e sábado.
   Como me tinham pedido uns percebes, aproveitei e ainda apanhei 2 Kg em cada dia, daquele percebe pequeno, mas gordo e largo e muito saboroso, quase apanhado unha a unha, e claro pesquei um bocado onde o peixe com alguma água deu sinal, mas mal desceu a maré desapareceu, sarguetos a medida da grelha, onde no meio de alguns devolvidos, aproveitei ainda 16 sargotes no conjunto das duas pescas que rederam ainda 6 Kg de peixe
 
 Esta na altura de brincar um bocado nas pequenas ondas de verão, ela apanha sol eu ripo nas ondecas
 
                                      Papinha,ahahahahha                                                            
  
Petiscada depois da pesca, antes de ir trabalhar.

Sargotes na casa das 400g foi lote aproveitado.

Parece fácil, mas surfar micro ondas não é nada fácil,ahahahahahha
 
Apesar não ferrar uns dentuças os sargos andam bem redondinhos e gordos.


Bom verão e boas fainas amigos







vv

quarta-feira, 2 de julho de 2014

De volta a lage

   Ola malta, como tinha deixado no ar, o dia seguinte aquela bela pesca de sargos, tive que ir lá confirmar se eles sempre voltavam no dia seguinte para mariscar na lage, tinha a manhá para fazer o teste, onde neste dia pesquei apenas com percebe apanhado na hora.
   Mesmo antes da lage ganhar água, andei a explorar umas rachas onde a água já chapinhava, e logo ai deu para ver que eles estavam lá outra vez, era aproveitar até a maré me obrigar-me  a recuar para uma ilha mais segura, marés rápidas era ali 1 horinha para apanhar uns peixes.
   Mal consegui por a chumbica a trabalhar a um palmo da espuma, comecei logo a dar com eles, e foi uma hora com imenso prazer.
   Devido a noite de trabalho, não me foi possível, esperar a volta maré e fazer a meia maré a vazar, pois o corpo já estava a pedir cama, mas pelas minhas contas os 10 Kg permitidos por lei já estavam quase no limite, e não falhei por pouco, foram 9.500Kg em 24 sargotes...


 Parecem sarguetas, mas engana, sargos entre as 350g e às 800g
 


Agora estou só a espera da nortada passar para fazer mais uma investida, mas isto aqui por Sines parece uma fabrica de fazer vento, vai lá vai, mesmo a morar ao lado do mar, já a uma semana que não faço uma faina...   

  Boas fainas amigos....






b