domingo, 27 de abril de 2014

Sargos dourados

   Depois de ter apanhado uns belos peixes, fiquei com a pica toda de voltar a carga, esta droga da pesca é lixada, quanto mais se apanha, parece que a ressaca de sentir a cana a dobrar ainda é maior, lol, só me apetecia ir cravar mais uns sargotes.
  Ainda por cima nos dias que se seguiram, com belas previsões estive que estar ausente de Sines, sorte da sargaria, azar o meu, lol, mas no arranque desta semana, fui sempre dar uma vista de olhos a tardinha ao mar,  mas para variar ganhou força outra vez, e onde eu ataco e conheço bem, estava mesmo complicado, mas uma coisa de valor, nunca levei a chibata para casa.
   Pesquei ao final de tarde, sempre a chumbica, 5,10 e 20 gramas, com uns milagrosos que voltaram a dar-me umas alegrias de sentir umas belas arrancadas para matar o vicio, lol.

As pintas amarelas tradicionais desta altura do campeonato.
 
A melhor faina que fiz esta semana, 8 dentuças.
 
As capturas, andaram entre as 500 e 800 gramas
 
Bom lote
 
 
Um final de tarde de mar forte, matei a chibata com estes 2 lindos sargos.
 
Fui ao baú, e encontrei esta onda surfada por mim a uns belos anos...
 
 
Mas como já é tradição não pode faltar o petisco, isto esta tramado de mostrar petisco, vocês obrigam-me a petiscar só para por uma foto aqui no blog, lol
 
Enquanto grelhava um sargo, lembrei-me desta ( chouriço preto de porco preto grelhado enquanto o sargo iam ficando douradinho ,ahahahahhaha, olhem que abre mesmo o apetite.
 
Este petisco é para ver a bola mais logo, lol.
 
Boas fainas amigos
 
 
 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pascoa brindada com Sargos

Ola amigos, está Pascoa foi brindada com alguns sargos a mistura, eles encostaram finalmente num dia que eu tive mesmo em não ir a pesca, devido a falta dos mesmos nos meus pesqueiro, depois de aproveitar a manhã para apanhar uns belos percebes numa ilhota, de um lote de muita qualidade, tinha a maré cheia para pescar no sitio que bem conheço.
Gosto muito de observar os cabeços de pedra antes de pescar, e foi ai que vi que eles iam aparecer, pois andavam a comer já com pouca água, foi só uma questão de tempo, e de usar a técnica certa com lançamentos para a pedra certa, a ausência de vento e o mar na perfeição ajudarem a festa.


Foi o tal dia que esperava a muito, finalmente tinha chegado e foi aproveitar ao máximo.




Percebe de alta qualidade que deu um petisco fantástico, começou logo bem este dia.
 
As fotos seguintes são da pesca total, apesar de não ter saído nenhum sargo desmarcado, eram todos de bom lote, entre as 500g e 700g (25) , apenas 6 não chegaram ao meio quilo (foto de baixo) mais um bodião de 800g, no total de 31 sargos e um bodião, no final o peso já tinha passado o limite, com tantos dias sem apanhar nada, quando apanho ainda tenho medo de ir para casa, ainda tive que ligar ao meu pai para ir ter comigo a meio da caminhada das dunas para não ter azar, assim já não havia problema, duas licenças davam para este peixe todo.
 



 Os sargos estavam bem gordos, como calço o 44, dá para ver bem o lote dos sargos.
 
 
 Depois de comer a primeira caracolada do ano com o amigo Pedro (Lobo do mar), a ele um obrigado, pois está sempre pronto para  o petisco, quando eu apareço nas bandas dele, onde aproveita-mos para partilhar as ultimas pescarias e por a conversa em dia...( um abraço amigo Pedro e as melhoras rápidas) o petisco continuo no dia seguinte com polvinho frito....

 Bacalhau com broa regado com tinto para o domingo de Pascoa.




Um obrigado também ao amigo João do Cercal, que tem barco aqui na marina de Sines e esta sempre pronto a mudar a rota e disponibiliza-se para me dar umas boleias para ilha enquanto vai a procura dos pargos, apesar de não ter encontrado os sargos na ilha, trago sempre bons percebes, um abraço amigo João....                                          boas fainas amigos

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Só grades!

Para delírio de muitos que conheço, tenho carregado de grades, estes últimos dias, foi ilhas, foi falésias, foi no pesqueiro preferido, foi em outros para experimentar e sempre com condições boas, mas  muito fraco, mais uma vez ficou provado que as condições boas , não são sinonimo de peixe...

A minha farrusca (Nina) deve estar a pensar, este gajo não pesca um C%&$#$%&, nunca trás um sarguinho para mim, lol.
 
Mesmo com pescas muito fracas, consegui fazer umas refeições a maneira, com os melhores peixecos que encontrei.
 
 Um sargo de 800g mais duas safias.

 
 A 1ª douradeca deste ano, mais um sargo, deram outro petisco.

 
De peixe isto foi o melhor que se pode arranjar, nem mesmo com camarão de grande qualidade consegui enganar uns sargos, isso quer dizer que eles não andam mesmo por os meus pesqueiros.
 


 Bom petisco não tem faltado, percebes mais uma saladinha de ovas de dentuças.

Os sargos não comem o camarão, tenho que os comer eu... boas fainas amigos.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mais uma molha

   Desta vez vesti um fato, cheguei molhado mas sem frio :), mais uma pescaria, na esperança de conseguir apanhar petisco para um amigo que queria fazer uma patuscada, então tinha que tentar apanhar a encomenda:):): mais uns percebes para fazer de entrada.
   Chegado ao pesqueiro na maré cheia, dei logo como bem empregue o fato vestido, não demorou muito para levar com a primeira espuma, o peixe era escasso mas quando virou a maré, comecei a sentir uns toques, e ferrei 2 matateus, que bela luta que este 2 me deram, com a cana da chumbadinha é sempre emocionante trabalhar uns sargos grandes.


Com a maré a vazar, fui ver se encontrava uma racha numa ilhota, mais resguardada das ondas, para apanhar os percebes pedidos, não foi fácil, devido ao mar, mas lá me safei, aproveitei e com os próprios percebes, pesquei a chumbica para uns buracos da ilhota para ver se safava mais uns peixecos, e dei com umas safias gordas, uma choupa e mais uns sargotes palmeiros.


 

Encomenda completa
 
Depois da pesca, ainda fui trabalhar para a praia, próximas fotos foram tiradas pelo amigo Hélio (shaper, surfista e fotografo) obrigado a ele por registar estes momentos que um dia irei recordar.
 

Boas fainas amigos.

 

sábado, 5 de abril de 2014

Cardumes pequenos.

Pois é, como o amigo Pedro (lobo do mar ) diz, cardume de 1, cardume de 2, e os meus cardumes de peixe andam mesmo escassos, mas desta vez, lá dei com um cardume de 5 sargos, mas todos de boa bitola, se forem cardumes pequenos mas de qualidade, já é bem bom. valeu a luta que eles deram e o trabalho para os tirar no meio de ondas de 1,5m a arrebentar em cima da pedra, para variar, cheguei a casa completamente encharcado,





Desta vez não há petisco, deixo aqui a foto da minha companheira para futuras ilhadas.
Boas fainas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Em baixo de forma.

   Ola malta, mais uma semana com as voltas trocadas, pois com tempo para pescar e com mares que gosto muito, vazia de manha e cheia a tarde, pudendo apanhar isco e pescar logo a seguir, a coisa não se sucedeu, com este tempo e mar bruto, mais uma vez este ano, o tempo estragou os planos...
   Como a coisa ia estar má, no Domingo fui apanhar uma molha e tentar uns sargos com camarão vivinho, com o mar bruto que nem um cão, fui para um pesqueiro alto, a levar com chuva e vento em cima, pescar a chumbica com muita calma, sem sinal de peixe, os únicos toques que sinto ao de leve, ferro alto e tiro 2 bons sargos, pensei que a coisa ia se compor, mas não, foram os únicos, mudei de pesqueiro e ainda tirei mais 3 para o grelhador, deu para molhar a alma de chuva, ahahahahaha.

 2 de boa bitola

 3 Sargotes para a grelha

 Com tempo a farta para o petisco, desta vez mostro um arroz de budião com camarão e ameijoa branca, que com um tinto bom fez a combinação perfeita, boas fainas amigos e continuem ai a tirar uns peixes para eu ganhar mais pica enquanto vejo os vossos posts, força ai pessoal....