terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

De volta a faina

   Ola pessoal, depois de 3 semanas sem pescar, hoje voltei ao ataque, mas não nos meu sítios preferidos, pois o mar não desceu o previsto, tive que ir a procura de um pesqueiro com uns metros de altura, para poder pescar, este mar do norte de Sines, tem uma força impressionante.
   Pois é, a malta aparece de todos os lados, a procura dos sargos, enquanto o defeso não acabar cada buraco que dé para pescar está lá alguém nesta altura, muita gente de fora,  desde Vila nova de mil fontes ao Algarve há pescador que não acaba, é pena não acabarem com esta lei ridícula do defeso para o pescador apeado, nós aqui é que pagamos, bem mas tem que ser, que seja, espero é que ninguém se aleije, pois alguma malta que vi hoje, arriscou a sério.
   Estava cheio de pica, mas mal vi o mar, vi logo que ia penar para apanhar um peixe, pesquei a chumbadinha com caranguejo, até a hora de almoço, senti pouco peixe mas de bom lote, foi pena é o lote ser de grandes salemas, cabras do caraças, com caranguejo, e eu a pensar que eram dentuças.
   Bem mas no meio das salemas, ferrei um robalote já bem bom e um sargo, estava o chibo salvo, era meio dia e tinha em casa uns sarguinhos para grelhar.



   Depois de desfrutar de um sarguinho grelhado, perto das 3 da tarde vejo que a chuva que davam para Sines vinha ai, mas estava a passar mais do lado do mar, e foi tentar apanhar um sarguinho para o almoço de amanhã, e a tarde pesquei apenas a boia de peão, pois a maré estava cheia, e foi experimentar um sitio novo abrigado ao vento sul, mais uma vez bem alto e em 10 minutos apanho o almoço de amanhã.
   Pesqueiro novo e com peixe de entrada, não deve ser verdade, a maré vira entra umas correntes e o mar subio ainda mais e pronto acabaram os sargos, se tenho vindo uma hora antes, provavelmente teria apanhado uma boa teca, bem mas foi positivo, pois é mais um buraco que dá para desenrascar enquanto o mar esta forte.

  Almoço de hoje em cima, almoço de amanhã em baixo.


Os sargos estão bem gordos e melhores dias virão, mas o mar esse vai continuar com força, boas fainas pessoal.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pesca por um canudo!

    Ola pessoal, bem tenho que inventar um post, pois já nem me lembro quando fui pescar da ultima vez, e para o blog não ganhar ferrugem aqui vai umas fotos da engorda que tem sido estas semanas.
    Mas parece que para a semana já vai dar para tentar apanhar um peixinho, vamos ver!


Não esta fácil de arranjar um pesqueiro com segurança.

Epá já tenho saudades disto:

Um pesqueiro em condições com uma espuminha para enganar uns sargos

Umas ondas de metro para me divertir sem estar com medo de levar com um casco em cima.

Peixe a farta

Mas pronto vamos é aos petiscos

Um robalote quileiro no forno não fica atrás de um dentuças.

Para regular a engorda, a cabeça e barriga de um dentuças é o ideal em vitaminas, o pior é a bebida.

Já ando um bocado enjoado de polvo a lagareiro e em salada, agora descobri que frito estilo choco, é de morrer e chorar por mais, um petiscão a sério, então para beber um copo não há melhor.

A tradicional carne de porco a alentejana, não vou a pesca vou para a cozinha :)

Espero que tenha dado para entreter pessoal.
Para fechar em beleza , nem só os sargos gostam disto, boas fainas...