sexta-feira, 31 de maio de 2013

É tramado

    Como tinha dito no ultimo post, consegui recuperar as fotos de quinta feira passada, onde a os sargos não são nenhuns monstros, mas ainda fiz meia caixa de sargos com muita qualidade, e para a esta altura do campeonato que os dentuças foram mesmo de vez, acaba a por ser uma pesca excelente no meu ver!

Apesar de querer apanhar os dentuças, sargos deste lote para mim são os que mais gosto grelhadinhos.

   Esta semana tinha em mente fazer uma matinal na segunda e domingo de manhã fui apanhar uns camarões, e vocês já sabem que as minhas idas ao camarão as vezes sai petisco :)
   A pesca de segunda foi chegar pescar 10 minutos e vir embora, o frio e vento era demasiado, e aquilo não me cheirou, não vale a pena sofrer, durante esta semana, só fiz mais uma pesca, a do corrico com vinis flutuantes (pingalins) num pesqueiro muito conhecido por mim, 5.30 da manhã e já as borrachas rolavam a robalagem pequena, continua lá, os toques que senti foram muitos e as devoluções sucediam-se, quando o sol já brilhava alto...
   Senti na pele o que malta sente ao spinning, ferro um macaco a meia dúzia de metros, mas não o sobe trabalhar, e tive azar pois pesco com 2 vinis, e o da frente com a luta do peixe ficou preso num bico de pedra, só via o brilho do macaco, bem grande, certamente era o maior robalo que tinha ferrado na minha vida, com aquilo tudo chapéu :)))))))) , ganhou o macaco :((((((( aquilo deu-me alento mas mais uma hora e nada,  é tramado :))))))))))

Petisco apanhado numa ida ao camarão.

Os restantes sargos de quinta, meio balde de palmeiros.

Valeu estas belas navalheiras com uma loirinha, agora com o verão que parece inverno vamos ver o que Junho nos oferece, a todos boas fainas.

domingo, 26 de maio de 2013

Mais uma faina

   Boas pessoal, como tinha dito no ultimo post, quinta e sexta fui a procura de mais uns dentuças, pois eles cada vez são menos e as condições iam estar mesmo como eu gosto, era aproveitar, pois tinha tempo, mas o post de hoje é o relato da pesca de sexta e da mariscada de Sábado de manhã, pois a pesca de quinta fica para depois, porque a minha máquina fotográfica teve um contra tempo, e espero recuperar as fotos.
   As fotos desta sexta e sábado foram tiradas com a máquina da minha mãe, não liguem a data das fotos, pois aquilo está errado, as pescas foram mesmo feitas estes dias 25 e 26 deste mês!
   Não há muito para dizer, foi mais uma pesca com muita paciência, pois fiz a enchente praticamente sem apanhar peixe, onde acabei quase o stock de camarão para alimentar a ratagem, mas depois de ela começar a vazar o peixe começou a dar sinal, e compus a pesca com uns belos sargos de um lote muito bom.
   Já no final o camarão acabou, apanho uns mexilhões, e aguento mais um bocado, pois tinha sentido que tinha entrado peixe maior, e o mexilhão entrou na melhor altura, pois ferro 2 dentuças, logo a seguir ferro sinto peixe bruto e passado 2 segundos a chumbadinha fica presa e deixo de sentir o peixe, "penso para mim" que estranho era um bom peixe, como é que isto fica preso?? aguentei ai 2,3 minutos, e derrepente volto a sentir peixe, pensei logo que fosse uma dourada, depois de 4, 5 minutos de luta, a escoa estava bem forte, com a maré a vazar e meto o peixe a tona da espuma, era um belo budião, espero pela próxima vaga e meto o peixe na pedra, lindo budião com 1,400 g


 Os sargos que que apanhei na viragem da maré,eram todos de bom lote!

 As ultimas 2 capturas um belo dentuças gordo e um lindo budião.

No sábado, fui desenjoar de sargos, também preciso de comer marisco :) e dediquei a manhã ao polvo, mas  estavam escassos, e depois de 2 horas a ver buracos apenas com a captura de um bom polvinho, mudei de planos e fui ao bico das navalheiras, sítio esse batazado só por mim, pois é lá que costume apanhar umas boas, e em meia hora arranjei o lanche para ver a bola :)



 Mariscada total

O lote das navalheira era excelente, boas fainas pessoal! 

   

terça-feira, 21 de maio de 2013

Burrita perdida.

   Manhã gelada, que parecia Janeiro, fui a procura dos dentuças depois de uma semana de mar bruto, água apresentava-se com uma cor que não me agradava nada, mas tinha que aproveitar o tempo que tinha, as 2ª primeiras horas foi só dar de comer a ratagem, a isca era o resto dos camarões e caranguejos congelados, que me tinham sobrado das ultimas pescas.
   Aos pouco comecei a tirar uns sarguitos, que engolfavam, dentro da medida mas pequenos, ficam para fritada, nisto consegui compor a pesca com meia dúzia de bons sargotes bem bonitos para a grelha, mais um lançamento, ferragem e uma boa luta, pensei que fosse um bom sargo, depois de cansar o peixe na espuma forte, espero uma vaga e meto o peixe em seco, uma burrita já de quilo bem magra.
   Estava feita a pesca, mais uma vez a espera foi crucial para apanhar uns peixecos, ainda andei a luta com um bom peixe mas este ganhou! seria uma sargo ou outra burrita? ou então uma salema, pois também tinha tirado uma grande, coisa rara a pescar com esta isca...


 Nota-se bem que a dourada está magra, os sargotes esses estão bem bons!

 Sines

 Bons sarguinhos

 Pesca total

Memso magra deu logo um belo jantar.

   No domingo recebi uma visita de um pardaleco, que se perdeu a ter aulas de voo, depois de lhe dar água e andar com ele de um lado para o outro, porque adoro a bicheza, fui solta-lo ao pé de umas canas aqui perto de casa, até porque a gataria aqui é mato e ele não durava muito, quando dou por isso a mãe dele não me largava a piar e ele todo maluco aos pulos, fui muito giro ver a ligação dos 2, até porque isto tudo durou umas 2 horas e a mãe não perdeu o rasto dele, depois  partiram felizes.



A todos boas fainas!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caixa cheia

   Mais uma faina, depois de à uns dias atrás ter apanhado uns belos sargos ia cheio de pica, fiz os meus planos, e lá fui apanhar a isca bem cedo, fresquinha, as previsões de mar estavam mais duras que o previsto,    a primeira hora o peixe nem dava sinal, nem a miudeza andava lá, com meia maré o peixe começa a dar sinal e as desferragens de bom peixe sucedem-se umas atrás das outras, acabei por fazer uma pesca espectacular, mas se os dentuças que me partiram a linha e aqueles que desferraram acabassem em seco, certamente que tinha feito a pesca do ano.
   Para além da boa pesca, fica as boas lutas que tanto gozo me deram, e o convívio e o dia bem passado com mais 2 companheiros que partilharam o mesmo pesqueiro sem stress nenhum,  a pesca foi feita toda a chumbadinha.

É disto que eu procuro

10 dentuças, 6,800g , lindos sargos.

Pesca total, o peso esse é difícil de controlar no pesqueiro, mas sargos destes não posso deitar fora.

Power do Norte


Caixa cheia


Com o verão a porta o sossego vai embora durante uns tempos, a todos boas fainas...

domingo, 12 de maio de 2013

40 minutos de luxo

   Pois pensava eu que eles tinham dado a sola! e depois de no inicio da semana fazer uma pesca normal, com a captura de 9 sargos palmeiros, uns mais palmeiros para grelhar, outros mais para a fritada, decidi perder mais um dia a procura deles, chego ao pesqueiro, e o pessoal que faz praticamente a vida disto, como nós todos sabemos, uns viram-se de uma maneira outros de outra, pois a situação está complicada, estava todo a ir embora sem peixe.
   Estas pedras de Sines são ricas em percebe e sargos, o que dá sustento a muitas famílias, e o pessoal que diariamente está lá, deixou o pesqueiro mais famoso ao meu dispor, coisa rara acontecer, pois eu pesco um bocado mais lado num sítio mais complicado, que mesmo os conhecendo, respeito e não costumo pescar lá, quando está muita gente.
   O mar estava com um toque bem forte e a maré ainda muito vazia para o pião, e começo a pescar a chumbadinha de 5 g, com os milagrosos, que mais uma vez, foram a chave para os bons peixes que apanhei, os primeiros lançamentos para a espuma que lambia a parede de percebe, deram-me logo o sinal que  o peixe estava presente, não percebi o porquê de a malta zarpar toda de mãos a abanar????
    Pois em mais ou menos 40 minutos fiz a minha pesca, para não falar de meia dúzias deles que venceram as lutas...

Voltar a sentir a força destes dentuças foi muito bom.

Sargos deste calibre é o meu desejo realizado em termos de pesca, 13 sargos 6Kg não posso pedir mais.

Pesca total 8 Kg

 Com isca desta qualidade bem vivinha faz bem a diferença, vale a pena o o trabalho que dá apanha-la, estão todos ovados, certamente desperta a gula dos sargos.

Fica aqui as fotos dos sarguitos da 1ª investida (9)

Não são dentuças, mas fazem um belo almoço grelhadinhos.

Prontos no gelo, boas fainas ....

Com o verão a porta nada como apanhar umas ondas...

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sargalhada

   Boas pessoal, de volta às boas condições para ao sargo, atirei-me forte a eles, como já tinha dito os grandes deram a sola, mas como é natural  por vezes dá uns bons, não interessa a altura do ano, interessa é ir tentando a sorte varias vezes, pois a fartura do mês de Março já é passado...
   As condições estavam muito boas na minha 1ª investida, o peixe é que não colaborou muito, mas como eu não desisto facilmente, ainda apanhei 4 dentuças e um robalote.


Pesca total

No segundo dia as condições encontravam-se igualmente exelentes, mas ia um pouco apreensivo, pois o dia anterior tinha sido de pouco peixe, arranquei a pesca com percebo, pois o camarão não era muito, 1,30 minutos com percebo zero capturas, passei para o camarão vivinho o resultado foi este:

5 bons dentuças e uma carga de palmeiros
























Pesca total, feita ao pião e a chumbadinha.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A procura do petisco.

Boas pessoal, com a ventania que esteve, andei a ressacar de pesca, e depois de ver os blogs de pessoal de Setúbal a carregar de chocos, resolvi ir  a um pesqueiro antigo, e mesmo antigo:), onde apanhava uns chocos, e pensei se em Setúbal há tantos aqui no meu cantinho deve andar lá algum, pescar com o palhaço aqui em Sines de dia, nunca vi ninguém, a malta pesca é a noite, então fui matar um tempimho que tinha numa manhã ao choco...e la me safei :)

O maior choco com 1.100g 

O restantes pescas foram fracas, os sargos de arribação já são poucos e a combinação tempo, ondulação não foi a melhor, hoje lá consegui ir a norte finalmente e o resultado foi fraco, mas ainda deu para arranjar 2 jeitosos para a grelha.


No início da semana fui apanhar um petisco que à muito me apetecia, aproveitei e ferrei umas safias para a fritada, regadas com uma cervejas e pão torrado, é uma boa combinação, um petisco do melhor.

O percebe que apanho é aqueles que estão em seco do sol e mais pequenos mas com um sabor divinal  e antes do verão é obrigatório, pois o veraneantes raspam tudo, com lei ou sei lei, estão de férias e não há leis para eles, isto a sul de Sines, agora vêem ai o bom tempo vamos ver o que reserva, a todos boas fainas.