terça-feira, 23 de abril de 2013

Sempre a pingar.

   Com as capturas a acalmarem mais, pois a altura da desova do sargo vai passando, os papudos já andam mais escassos, mas vai sempre saindo algum, estes últimos dias apenas consegui ir a norte uma vez, nas condições mínimas, pois a maré era curta e o mar estava com um toque maior do que esperava e fazer uns finais de tarde a sul a pescar à chumbadinha, uma coisa é certa, vai sempre pingando alguma coisa.
   Tive a companhia do meu amigo Fernado no Domingo a norte, saiu uns sarguitos mas pequenos, e apenas um dentuças, que já me deixou feliz.

O melhor sargo de domingo,um dentuças bem bonito.

A sul é o meu parque de diversão, levo a cana da chumbadinha, e a prancha, depois escolho o que faço, foi assim os meus finais de tarde, onde foi caindo sempre qualquer coisa, apenas ontem registei o momento:

Isca milagrosa apanhada na hora, bem vivinhos.

2 safias negras bem gordas

3 sargotes

Ao apanhar camarão dei de caras com 2 polvinhos, as vezes é navalheiras.

Aproveitem bem estes dias que a tormenta vai voltar, a todos boas fainas...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Peixe a sul

Boas pessoal, esta semana com este mar forte , norte é para esquecer, então nada como ir a sul, ver como as coisas estão, 3 investidas seguidas, e continuo a safar-me, peixe para comer e dias agradáveis  com algumas quedas, mas nada de grave, e lá vou me safando bem... fica aqui um breve resumo destas 3 manhãs  , bem passadas e bem aproveitadas...

 Segunda, o dia mais fraco, aproveitei e arranjei o petisco para o almoço no pesqueiro, fresquinho, bem frito, com uma massa de pimentos e tomate, com uma sangria a acompanhar, é de comer e chorar por mais...isto sim é crise com qualidade!

 Terça, fui tirar conclusões a um sítio, almoço garantido, aproveitei e almocei sargos outra vez desta vez grelhados, isca apanhada na pedra na hora, não foram muitos, mas jeitosos.

 Estes palmeirões, até tinham casca de mexilhão na barriga, tinham um sabor mesmo daquilo que procuro, em termos de paladar, dia ganho mais uma vez.

Bem temperados  é essencial

Uma gelada a acompanhar, depois da pesca, sabe que nem ginjas


Hoje safei-me com  a caixa bem composta, num pesqueiro que não ia a muito, onde desde as 6.30 até ás 8.00 da manhã, estive quase sempre para me pirar, mas comecei a sentir uns toques estranhos e fui-me aguentando, conclusão, em 1 hora fiz uma bela pesca, e fartei-me de curtir, porque estava a pescar à chumbadinha e as lutas são engraçadas devido a grande sensibilidade da cana, boas fainas a todos...

Voltar a dar umas aulas de surf, faz-me sentir vivo, aproveito e de vez em quando também apanho uma ondita, é bom mostrar:):):):), se por acaso o pessoal que costuma vir aqui ao blog, estiver interessado em aulas de surf, aqui o ensino é TOP, e as condições excelentes, fica o meu contacto 966485484.

domingo, 14 de abril de 2013

Safar o chibo

   Esta semana, devido ao mar estar sempre com alguma força, não consegui executar as pescas  que tinha planeado, como eu queria, pois há pesqueiros que precisam das características, muito ao pormenor para dar uns peixes, mas com muita persistência consegui salvar o chibo nos dois dias que tinha em mente.
  Por incrível que pareça, na segunda, no primeiro lançamento a chumbadinha, ferro o melhor sargo da semana, um dentuças quase a bater 1 quilo, o resto da manhã, o mar não me deixou pescar como eu mais gosto, ao pião, apenas ferrei mais um cabeçudo que ganhou a luta, com a ajuda do mar forte.


   Na terça feira, com as iscas recuperadas de segunda, pois não deu para me abastecer como gosto, porque tinha trabalho a tarde, fui um bocado sem esperanças, estive 2 horas à chumbadinhas só a alimentar a miudeza, e quando a maré encheu o suficiente, para pescar com o pião, reparo que me tinha esquecido dos piões em casa, tinha apenas 1 no fundo da mochila, e digo ao companheiro que estava ao lado, não perco um pião a 2 semanas, hoje tenho só 1, não deve sobreviver muito tempo, com estas ondas fortes, já estou a ver o filme.
   Não foi muito, primeiro lançamento, a onda empurra o pião para a beirada da pedra, enquanto recupero fio, este sem fazer esforço nenhum, zásss, nem percebi como aconteceu, olhei para cima e vejo o fio a voar:):):) e o pião a deriva, :):):) já previa, há dias assim:):):).
   Mas como vinha mar ainda mais bruto, pensei, se não pesco mais hoje, também não pesco mais esta semana aqui, por isso vou é a casa buscar o saco dos piões, peço aos companheiros que estavam lá para dar um olho nas coisas, e toca de ir a casa, o que vale é que não assim tão longe e os companheiros ainda ganharam uma geladinha que caiu que nem ginjas:):):) e eu também.
   Depois de recuperar a sede, monto a cana, não demorou muito, outro pião para o mar, pois o mar não brincava, estava mesmo complicado, bem agora vai um pião que não gosto, um que parecia mais uma bola de basquete, gigante que tinha encontrado na maré e o tinha pintado de laranja, é que parecia mesmo uma bola:):):), penso para mim quando ficares lá, acabou.
   O pouco camarão que tinha já estava muito danificado, mas tinha sido guardado para quando sentisse que era altura dele, pois fiz a pesca com percebe também congelados, bem meia dúzia de lançamento com os milagrosos já amarelos para o sítio certo, saco um palmeirinho, depois saco 3 dentuças seguidos e adeus bola de basquete e camarão, a grade estava safa:):):) sinceramente 3 dentuças ao cair do pano, foi mesmo inesperado:)




Lagoa de Santo André 2010

 Boas faianas



terça-feira, 9 de abril de 2013

De volta a norte

   Com as previsões do windguru a darem o mar a arrear para o fim de semana, e com 2 semanas de ressaca de norte sem pescar, pois o mar não deixava ir lá, nada como apostar tudo para domingo, à espera que os dentuças andassem por lá ainda, mas o mar não arreou assim tanto como se previa, tornando a pesca bastante difícil, o peixe não era muito, mas os que apareciam eram bons sargos.
   Os enchios eram muito fortes, com as arrancadas dos macacos a levarem o fio direito aos cabeços com mexilhão e percebe, que estes pareciam facas no fio  ( mesmo 0.40 era manteiga), certamente que se o mar tivesse menos meio metro de onda, que a mão cheia de tabletes que ferrei tivessem vindo cá para fora, teria feito uma pesca épica, pois com o mar mais pequeno, desço para um cabeço mais a frente e trabalho o peixe na boa sem ferir a linha, mas desta vez os dentuças ganharam, é ridículo queixar-me com a pesca que fiz, pois já disse aqui no blog, que se apanhar um dentuças já fico feliz, mas ferra-los, sentir as arrancadas, trabalha-los e depois deixa-los na praia, custa para caraças:):):):):), mas pronto que todos os males fossem esses!!!!

 Este macaco tem uma boca que parece um papagaio

 3 dentuças, o maior já com nome de matateus com 1,400g, os outros 2 na casa das 900g

 Pesca total, os sargos de 400g parecem sarguetas ao pé dos maiores.

Se trouxer 3 destes para casa sempre que vou a pesca não me importo de perder meia dúzia deles :):):), boas fainas a todos.

sábado, 6 de abril de 2013

Litoral Alentejano

   Hoje aproveitei para tirar umas fotos aqui da zona, pois com alguma tristeza ontem vi na televisão que Sines era o maior pólo industrial do País, para mim não trás grande coisa, trabalho há, mas mesmo para entrar em qualquer lado é uma dificuldade, sem cunhas é como se eu fosse da china, poluição essa tenho que a gramar, a cidade continua com buracos e maus acessos, mesmo hoje no meu passeio, havia mais buracos em alcatrão do que nas picadas de areia onde passei.
   Porto Côvo é uma vergonha, 2 metros de estrada sem buracos é impossível, obras embargadas é as carradas, a avenida da praia de Sines está em obras a mais de 1 ano, não percebo como é que são geridas estas coisas, se não fosse a paisagem e as boas condições para pescar  e surfar que tenho aqui, isto era uma desgraça, quem me houve falar, parece que não gosto de Sines, pelo contrário, gosto e muito, custa-me é ver está má gestão de  obras, onde com tantas fabricas  ricas, vivemos no meio da poluição e buracos, por isso é que não me admiro como está o nosso país.
   Bem mas para esquecer isto volto costas a Sines, e vou rumo a sul, para o parque natural da costa vicentina, que para quem não conhece começa a 7 Km a sul de Sines, mais propriamente em São Torpes, a minha praia escola de surf e pesca :), a praia onde cresci e tenho um carinho enorme, e aprendi muita coisa no mar, o sítio onde nunca me vou cansar de ir.
   A sul da cidade industrial encontramos isto:

Ilha do pessegueiro

A saída de Sines zona sul deixamos para traz o porto de contentores

A beleza atrás da industria

A primavera chegou

la ao fundo a praia dos aivados, excelente para surfar no verão, e pescar em qualquer altura.

Rio Mira, Vila Nova de Mil Fontes.

Quando dia começa  a cair, os petroleiros e outros navios ficam muito bonitos com o mar espelhado, do sol já baixo, onde por vezes quando são muito grandes até parecem ilhas.

Vocês pensavam que este post não metia pesca? :) na minha carrinha tenho sempre o Kit de pesca :), ao voltar para casa, digo a Lulu, vamos jantar o que? não queres um peixinho grelhado? Lê um bocadinho de do teu livro que eu já venho :), hohoho  vicio do caraças....))), visto o fato em 1 minuto, camaroeiro e cana, toca a apanhar meia dúzias de bons camarões para tentar apanhar o jantar.

15 minutos a procura dos milagrosos, pois não precisava de muitos nem tinha muito tempo.

Lançamento para o sítio certo, que para quem me vê de cá de cima até parece que é o calhas e...

O quanto baste para o jantar

Missão comprida :)

Dia acabado da melhor forma, a todos um bom fim de semana.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Primeiros de Abril

   Boas pessoal, já devem andar enjoados de sargos :) mas é o peixe que me dedico, e hoje fiz mais uma experiência para tirar algumas conclusões, com estes mares grandes, com ondas com força a arrastar tudo pela frente inclusive eu de vez em quando :) e com água bastante escura para o acastanhado, tinha um tempinho, e hoje depois de almoço, visto o fato, rede a cintura, 40 minutos a apanhar camarão e caranguejo, e toca a entrar na água no meio das pedras afiadas para tentar por a chumbadinha nos sítios que eu conheço.
   Pois hoje corri uns quantos cabeços que dão peixe e só num é que comecei a sentir uns toques,outros não conseguia lá chegar, o mar varria de uma maneira, o que vale é que como faço surf, não me assusto com as ondas :), por vezes passavam por cima de mim, e até sabia bem a água na cara, bem se há peixe aqui , jogo as fichas todas neste cabeço, pensei eu, se não vou é fazer surf com a cana na mão :) , bem apesar de não serem grandes, são bastante jeitosos, e esta bitola não é de deitar fora, com bastantes devoluções de medalhas, ainda ferrei estes palmeirodos bem bonitos, acho que nunca fiz um post com as fotos tão frescas, uma boa semana para todos...

 Pesca feitinha agora.

Já tenho saudades de ver o mar desta cor