domingo, 31 de março de 2013

Boa Páscoa.

   Aproveito para desejar Boa pascoa a todos os leitores do blog, e contar as minhas investidas nos últimos dias, que com este tempo só se realizaram, porque tinha combinado com o Carlos Oliveira, (amigo que fiz aqui no blog), fazer umas pescarias e conhecermos-nos pessoalmente.
   O tempo e a minha disponibilidade adiaram a nossa pesca, mas quinta e sexta feira, tinha disponibilidade para dar umas dicas ao Carlos, para pescar aqui na zona e tirar sucesso da pesca ao sargo, a manhã começou bem cedo com chuva e muito vento, onde procurar um pesqueiro foi o mais difícil,  a norte de Sines com este mar é praticamente impossível pescar, sul era o nosso destino, acaba-mos por pescar na praia que conheço como as palmas da minha mão, depois de apanhar isca, lá começa-mos a faina no meio de vento sul e chuva forte.
   Utilizamos a técnica da chumbadinha, que com o vento é bastante difícil  o Carlos sentiu bastante dificuldade, é normal, é uma técnica que é simples , mas requer muito treino, e lançamentos para os sítios certos, onde o peixe come, eu como estava em casa, ainda apanhei 9 sarguitos e 2 navalheiras para beber-mos uma cervejola, antes do almoço já previamente combinado de 2 dentuças que tinha levado, para grelhar  junto ao mar :).
   Na sexta feira, o plano repetiu-se, e o Carlos com o treino de quinta, lá consegui-o  curtir está pesca da chumbadinha e ferrar uns sargotes, eu como conheço o local ferrei uma boa teca deles.

 Nada de grandes sargos, mas alguns já jeitosos, que deram para compor a caixa e com umas lutas engraçadas ( pescaria de sexta-feira).

Foto da praxe, eu o Carlos e o Carlitos

Nós a procura dos sargos


Ter uma casa com rodas para sair do pesqueiro e  pestiscar é um luxo.

Como em todo o país, o mar apresentava-se assim aqui em Sines, bem agora acho que já se vê a luz a fundo do túnel no windguru para o próximo fim de semana.... BOA PÁSCOA...

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ressaca de sargos

   Com este mar bruto e tempo chato, que vai sendo já desgastante para nós pescadores, até tive muita sorte de poder pescar naqueles dias em série de sargalhadas, desde lá, fiz apenas uma investida no sítio das boas pescas a chumbadinha, num final de tarde com percebes congelados, a procura apenas de apanhar o jantar e ontem num pesqueiro novo que fui explorar com este mau tempo.
   No tal final de tarde com a maré vazia, era complicado dar com os grandes, mas estes ainda deram um ar dá sua graça e apanhei apenas 2 sargos, onde 1 chegou e sobrou para o jantar, objectivo comprido, peixe acabado de sair do mar para grelha.
   Ontem aconteceu o que eu previa, muito sarguinho pequeno, onde os belos camarões grandes que tinha apanhado de manhã que pareciam azeitonas gordas, não estiveram a trabalhar no sítio certo, e nem assim ferrei um grande com esta isca vivinha e de boa qualidade, no meio de muita devolução ainda aproveitei meia dúvia de palmeirudos para a fritada que tanto gosto, uma salema de Kg ainda me enganou e fez-me sonhar ali uns segundos com um matateu :) , mas quando vi o lombo amarelado na espuma foi-se logo a adrenalina embora :):):).

Um dentuças de 700g , e um Matateu que depois de amanhado no pesqueiro e sem barriga acusou 1,100g



Ainda bem que as a Lulu gosta é dos lombos e eu faço o sacrifício de comer a barriga e cabeça :)

 Praia do norte ( canto mosqueiro ) a noite estava cheio de pessoal do surfcasting, como vêem não falta é praia para esta modalidade de pesca.

Os sargotes palmeirudos que ainda aproveitei ontem.

Boas capturas e  muita saúde a todos os leitores do blog.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Saga sargos o dia final

   Neste último dia de maratona de pesca, aos sargos, depois de 2 dias muito bons, o 3º dia era mais complicado, devido a maré cheia ser mais tarde e o tempo de pesca diminuir, pois não é em qualquer maré que os sargos maiores aparecem, mas como tenho paciência, ao cair da noite safei a pesca, que apesar de muito boa também acabou por ser o dia com menores capturas nesta maratona.
  Foram 3 dias com muito peixe e muita acção, onde gozei a brava com as arrancadas destes lindos sargos, que quando me deitava a noite só via o pião a afundar, dava a ferrada, parecia que estava preso, passado 2,3 segundos sentia-se as cabeçadas e vá de trabalhar o peixe, com muita atenção na linha, para não ir a pedra e dos macacos não entocarem por detrás dos cabeços cheios de percebe... vicio do caraças :)
 
Belos peixinhos

Este ficou logo para o jantar

Pesca total, 9 sargos, perto de 5 Quilos, vamos ver se depois deste mau tempo, se  eles ainda andam lá, mas na ressaca da saga sargos, está semana fui lá numa rapidinha para safar o jantar, mas mostro mais tarde num novo post, obrigado a todos pelos comentários anteriores e espero que a malta tenha a sorte como eu tive e carregue brevemente, só pescar é bom e lava a alma, mas apanhar uns peixes, lava, dá animo, esquece-se os problemas e dá uma ajuda na despensa :):):) saúde a todos...


terça-feira, 19 de março de 2013

Saga sargos, o dia perfeito

 Como prometido, aqui vai o relato e algumas fotos do 2º dia da minha investidas aos sargos, como tinha que apanhar uns camarões, para poder pescar, aproveito a maré vazia de manhã, à procura dos meus amigos, que com este mares brutos, que varrem as poças e buracos estavam difíceis de encontrar, mas com algum conhecimento da zona, tenho as minhas poças milagrosas  que olhando para elas parecem desertas, mas que enganam e acabo nelas por safar sempre um bom lote para pescar, missão comprida.
  Com o meu pensamento já na pesca, começa a acontecer o que parece impossível, uma poça uma amostra angel kiss nova, outra poça, um vinil novo, quem será que esteve aqui de noite a semear amostras:), outra poça uma santolazinha para o lanche e para acabar um polvo, epá melhor que isto antes de pescar não há, não me digas que o dia vai correr neste ritmo e vou carregar de sargos?

O peixe demorou a entrar no pesqueiro, mas quando entrou, foi a sério, e mais uma pesca muito boa, era tudo sargos na casa de quilo, com o mar mais manso, dava para trabalhar bem o peixe, e todos que ferrei vieram cá para fora, também depois de uma manhã daquelas, nem pensava em perder nenhum sargo :).

Pesca total 16  sargos-10 Quilos, o mais pequeno tinha 500g  e o maior 1,200g , para acabar o ultimo lançamento sai um robalote de 800g.




Nesta foto dá para ver bem como estão gordos

Voltar a dar uma aulas, par acabar o fim de semana foi óptimo.

Por vezes temos que mostrar como é :) para um pescador surfista, isto é o culminar de uns dias perfeitos, mas não pensem que isto fica por aqui, saga sargos dia final, brevemente..



domingo, 17 de março de 2013

Saga sargos, dia 1 .

   Boas Malta, como já se sabia vinha ai a bonança, e os planos que tinha feito, com as previsões magnificas que o windguru previa não falharam, pois tinha em mente 3 dias dedicados aos dentuças, que por está altura visitam Sines para a desova, isto de arranjar tempo para pescar, mais condições do mar e atmosféricas por vezes torna-se um quebra cabeças para nós pescadores, mas estes 3 dias encaixavam na minha vida perfeitamente, onde me dediquei na captura do meu peixe de eleição, o lindo e delicioso Sargo, peixe que é sempre uma alegria para qualquer pescador.
   Dia 1, primeiro dia de este ano no meu pesqueiro de eleição, pois em 20 dias no inverno pesca-se lá 1 dia, é praticamente a média pelas minhas contas, é a zona quente de sargos papudos aqui em Sines, o vento estava mais forte do que o previsto,tornando a pesca um pouco difícil  mas o peixe estava lá, fiz uma linda pesca, onde desferrei meia dúzia de quileiros, que me ficaram numa escoa cheia de percebe, onde o mar era ruim e não me deixava chegar lá, o fio ia aos percebes e com o drag mal afinado, parecia lâminas, por duas vezes vi as tabletes penduradas nos percebes e as ondas a levarem-nos,  mas é assim eles também ganham as lutas, e pelas fotos que se seguem não me posso queixar...

A luta que estes meninos dão é fantástica...

Os sargos mais pequenos andavam na casa das 500 gramas 

5 Tabletes, 6 Quilos

Neste post falo do peso dos peixes,coisa nova nas minhas publicações,  pois adquiri uma balança digital, com o máximo de 3 Quilos, pois para os sargos chega e sobra, de 3 Quilos nunca vi nenhum :), agora já tenho uma noção exacta do peso do peixe, mas não pensem que isto fica por aqui, NOVO EPISÓDIO SAGA SARGOS DIA 2 BREVEMENTE...

sábado, 9 de março de 2013

Jejum de pesca...

   Boas malta, parece que já se vê a luz ao fundo do tonel, estava a ver que o windguru não mudava de equipa, vermelho e verde a montes, mas parece que para o final da semana vem ai a bonança, para a malta tirar o pó das canas e começar a praticar, na busca da pescaria de sonho que com certeza temos sonhado estas longas semanas de mau tempo.
   E eu para tirar o pó ao blog, vou fazer um post só de pratos cozinhados por mim, com os petiscos que vou apanhando nas minhas pescarias variadas, e vou aproveitando nestes tempos de Jejum de pesca, para treinar na cozinha que eu tanto gosto...

Quando o tempo está bom e tenho tempo, não falha um sarguinho escalado com uma sangria caseira.

As vezes o tempo prega partidas e temos que os meter no forno.

 Às postinhas fritas os sargotes também morrem, acompanhados de umas navalheiras não se pode pedir mais.

 No verão uma saladinha de polvo depois de um dia de surf e com muita cede cai mesmo bem...

 Nesta altura do campeonato, os sargos andam ovados, então vou juntando as suas ovas e quanto tenho uma teca boa faço uma salada de ovas, engana-se umas navalheiras e compra-se umas gambas e faz-se um belo petisco...

 Para variar a ementa, e ter mais soluções na cozinha, esta é uma boa solução para desenjoar as receitas tradicionais para cozinhar peixe, cortamos o peixe a posta, da-se uma fritada rápida em azeite das filetes, faz-se uma cebolada com tomate,alhos e louro, passa-se para um tabuleiro, põem-se o peixe em cima da cebolada com um bocadinho de maionese e vai ao forno durante 20 minutos a 200 graus, acompanha-se com puré de batata e uma boa salada...

Tradicional caldeirada

Quando não há sargos, aproveita-se a isca e faz-se o lanche

Está foi tirada mesmo agora, espetadas de lulas para o jantar...

Ao dar uma arrumação nas muitas fotos que tenho, fui encontrar umas fotos antigas de uma saída de marinheiro na pesca embarcada, onde fiz uma pesca muito boa, não fazia ideia que tinha estas fotos, fiquei contente, pois fiz grande pescas na embarcada antigamente e poucos registo delas tenho, está foi mesmo um achado, espero que a malta volte a apanhar uns peixes está semana e muita saúde a todos, com este post inspirem-se e surpreendam as vossas Marias com um belo jantar.... :):):):)