quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sargos em São Torpes

  Boas malta, mais uma investida rápida aos sargos a sul (São Torpes), sai cedo do trabalho, e quando chego a casa com a moinha no corpo do cansaço, mas olho para o mar e parecia um espelho, mas não era essa as previsões, eram de uma nortada forte, mais uma vez o windguru a falhar, comecei a pensar no pião a afundar e com a ajuda de um café, lá vou fazer uma horinha ainda da maré cheia, não levei o camarão vivo,esses estou a guarda-los para a costa do norte, e como ainda tinha camarinha congelada fui gasta-la.
   Já parece tradição, primeiro lançamento e um dentuças a fazer-me acordar, que bela luta, estava a pesca ganha com um destes fico feliz, segundo lançamento, ferro outro mas este ganhou a luta e não consegui iça-lo, faz parte da pesca, e derrepente o peixe desaparece por completo, nem um toque, decidi fazer uns lançamentos a chumbadinhas, que e neste pesqueiro é quase impossível, pois os blocos não permitem este tipo de pesca e em vez das 5 g habituais, ponho apenas 2 g , o resultado foi uns palmeirecos e umas 10 devoluções tal era o tamanho deles, mas estava matado o vício, era hora de ir descansar.
   
O papudo que me fez acordar e relaxar ao mesmo tempo.



Pesca total

Fica aqui umas fotos do meu cantinho, que eu gosto tanto de me entreter, e sonhar com as pescarias enquanto arranjo o material, a todos boas capturas!

Reparar e arranjar o material, mesa de apoio.

O básico de um viciado do mar

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Matinal a Sul

   Mais uma pescaria, desta vez a sul, aproveitando a boa manhã que iria estar, é que o resto da semana vai ser inconstante e com mar muito forte aqui para a zona de Sines, aproveito e  vou bem cedo, apanhar o sol a nascer e corrico com a bóia de água e com uns pingalins que me deram grandes alegrias o ano passado, a procura de um robalote, que o ano passado aqui neste pesqueiro era só carregar.
   Mas mais uma vez este ano eles não andavam lá, apareceram foram estas bailas bem gordas, depois de o sol subir, aproveito a maré ainda um bocado cheia e  fui tentar uns sargotes, pois aqui costuma andar muita canalha, junta com uns palmeirodos.
   Camarão da poça congelado para isca, e em 20 minutos saco 3 dentuças, que o maior ainda me fez descer os blocos do molho para o poder içar, pois estava cheio de força, a maré desceu e o peixe bom desapareceu, começou a entrar a canalha, que voltava directo a água no estante, e no meio de tanta devolução ainda aproveitei 4 palmeiros, a técnica usada para está pescaria foi a pesca ao pião.

Pescaria total em 2 horitas de pesca, sinceramete não estava com fé nenhuma, mas não foi nada mau.

Bons sargos que adoro na grelha

A semana passada, criei um viveiro de camarão, até agora os bichinhos têm-se aguentado, e o objectivo é ter sempre isca viva para as minhas investidas ao sargo, fica a foto da minha isca preferida, sempre prontinha  para a acção quando eu quiser, boa semana para todos.
Parecem poucos mas estão todos enfiados nas algas, até agora as algas também se  tem aguentado, a minha dúvida é se devo ou não ter as algas lá, se alguém souber ou me poder dar uma dica fico agradecido.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia de Polvo

   Boas malta, está semana de grandes marés, nada como tentar abastecer a arca com uns polvinhos, para o natal.
   Mais uma vez saída do trabalho bem cedo, e de volta aos polvos com o puxeiro, coisa que já não fazia a muito tempo, pois para este tipo de pesca que normalmente é de manhã e com boas marés, também tem-se que conjugar com o trabalho o tempo disponível, o que foi possível nesta terça feira.
   Em 30 minutos fiz a pesca com 7 polvos, a arte que uso é bem simples e eficaz, ponho um polvo pequeno atado na ponta do puxeiro, e simplesmente ponho a porta dos buracos, e como eles se comem uns aos outros, se houver polvo no buraco ele puxa logo o pequeno para o comer, o engraçado é a força bruta que eles fazem, parece que estamos a medir forças com outra pessoa, é incrível,  praticamente eu não os especto pois se falhar e o buraco for fundo, nunca mais o vejo,então quando vejo que tem polvo no buraco, atraiu-o para fora e apanhou a mão pela cabeça, é mais seguro e assim não escapa de certeza.
   Nesta arte de pesca, também temos uma vantagem, se o buraco tiver navalheiras, elas saem com medo do pequeno polvo, e apanha-se com um pequeno camaroeiro, que uso também para os camarões.
   Com o cansaço da noite, a andar nas pedras e dentro de água, as forças esgotam-se rapidamente, o meu corpo cedeu a juntar a ansiedade que é fazer este tipo de investida, pois a qualquer momento aparece a policia marítima e estraga a festa, é que não ando nem tenho balança na maré, mas quem tem? normalmente apanho o polvo e limpo-o logo na altura, menos umas gramas que ficam logo ali, até para apanhar alimento esta democracia é justa.

Este já arranjado, ainda estava vivo, mais fresco que isto não é fácil 

 Pesca total, meio balde de polvos, as navalheira nem vê-las

Estes vão morrer assim, polvo a lagareiro

  Claro que não podia de deixar de apanhar uns belos camarões, para tentar uns sargos a tarde.

 Como não havia condições para os meus pesqueiros de eleição, e a sul o mar estava cheio de limo, fui tentar descobrir novos pesqueiros aqui numa zona de falesia perto de casa, mas nada de especial, peixe graúdo nem velo, mas ainda saíram umas sarguetas para a fritada.


sábado, 10 de novembro de 2012

Saga sargos 2

   Mais uma investida aos sargos, a norte de Sines, tinha que ser, pois para a semana o mar sobe bastante e vai ser impossível pescar neste pesqueiro que tanto gosto, tinha que aproveitar pois estavam as condições mínimas para pescar até a hora de almoço, mas se não fosse o vento noroeste (o pior para este pesqueiro) a fazer o fio ficar laço e joga-lo para cima das pedras, o que obrigava a cada lançamento ter uma acção de pesca nunca superior a 30 segundos, pois era impossível devido ao vento, certamente tinha feito uma pesca bastante melhor, pois havia peixe e de um lote bastante bom.
   Mesmo assim fiz uma pesca bonita, que ao primeiro lançamento a chumbadinha, saco este matateu, e pensava para mim, tá feito, depois mais 20 minutos e compus a pesca, as 2 horas seguintes foram a bater no escuro a lutar contra adversidades do clima e do mar, com muita perda de material, estava mesmo difícil !
   
 Sargo do dia, estava ganha a pesca logo no primeiro lançamento 

Pesca total, 1 dentuças, 7 sargos jeitosos para a grelha, uma saimita, 2 ferreiras e 1 bodião.

Para a semana, vou ver o que anda por sul, com marés grandes e mar forte, pode ser que apareçam por lá uns sargos maiores, pois normalmente  a canalha não dá descanso para aquelas bandas, a todos boas investidas e resto de bom fim de semana.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

sargos

    Boas malta, mais uma investida aos sargos ao pião e chumbadinha, fica a aqui as fotos desta manhã, que no meio dos sargotes,  ainda ferrei dois dentuças já bem jeitosos.
   
 
 Pescaria total

 
Manhã difícil, com muito peixe pequeno, onde apenas estes 2 deram alguma luta.
 
 
O dia estava muito bonito, nao resisti e tirei uma foto da minha rua, o mar estava lindo.


 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bela Burra

   Finalmente aparece uma dourada grande, quando menos se esperava, já esperava  a visita do meu amigo Fernando e da minha Madrinha aqui por Sines entre o Sábado e Terça feira, e como o Fernando é um viciado como eu, o objectivo era pescar quando desse, e o tempo só o permitiu Domingo a tarde, onde apanha-mos uns sargotes engraçados, o mais engraçado é que o Fernando costumava pescar sempre com pescas muito ligeiras e estralhos um pouco curtos, e quando viu como eu pescava aqui, não se conseguiu adabetar, pois a zona dele é ali para o guincho e lá pesca de maneira diferente.
  Tinha a sua fé naquele estilo de pesca e eu só dizia, Fernando pião de cortiça estralho maior que a cana e olivete a bater no anzol, só assim é que aqui resulta, e desta vez quando, ele arma a cana e eu vejo o pião de cortiça e estralho como deve ser ser, digo logo "elaaaa assim é que é".
   Resultado deu-me uma dose nos sargotes esse dia com uma pinta,lloolllll, Segunda como eu ia trabalhar a tarde,restava-nos a manhã, e eu um bocado pessimista, olhava para a maré a vazar e não conseguia imaginar onde ia pescar, batemos a zona toda e ele só dizia "epa eu gosto da maré vazia" e como tinha-mos que pôr o anzol de molho e já andava-mos ai a 1 hora a procura de pesqueiro, coisa que para aqui na zona é uma eternidade, fomos para um pesqueiro que ambos os dois já conhecíamos e disse-lhe," vamos reinar com uns sargotes e divertirmo-nos".
   Este  pesqueiro na maré vazia para tirar o peixe é uma carga de trabalhos, pois os blocos de pedras estão molhados e lisos e com uma geometria assustadora, e ainda eu não tinha minha cana pronta, já o Fernando estava a lançar, tal era a pica para pescar, o pião desaparece ele ferra,  depois de alguma luta, vimos que era um belo sargo já a passar o 1/2 Kg a vontade, e para tira-lo? que trabalheira! pois o peixe cai no abismo dos espaços dos blocos e o fio roça a pedra nas lapas e percebes, um minino force, corta logo o fio e adeus peixe.
   Depois de umas manobras manhosas, estava o menino em seco e rede com ele, "Fernando com este já tá a pesca feita" dizia eu, começa-mos a tirar uns palmeiro no meio de uma praga de sargos "minis", eu devido a maré vazia desci mais os blocos e acomodei-me, sempre a pescar com caranguejo e camarão vivo, mas só sargotes pequenos, o tempo já não era muito, pois tinha-mos a espera uma fritada para o almoço.
   Nisto quando olho para cima vejo o pescador com a cana toda dobrada, e digo" calma que eu já vou ai ajudar, deve ser outro dentuças dos bons", e o Fernando dizia " deixa estar deve ser uma salema das grandes" e eu " salemas? aqui no meu pesqueiro escola? nunca! impossível!, calma que isso é um peixe bom, aqui não há salemas" peixe encravado nos blocos mais uma vez, e num sítio ainda pior.
   Bem de louvar a forma física do Fernando que já não é um jovem, mas que parece um gato em cima das pedras, ele lá chegou até ao sítio certo e iça o peixe, uma linda dourada.
   Muitos parabéns pelos peixes, grande Fernando, agora é treinar no guincho para vir brilhar a Sines, e eu faço de guia de pesca, lollll.


O pescador com os lindos peixe


Pesca total, de realçar que a gamba congelada foi rainha nas capturas, e o caranguejo e o camarão fresco foi o aperitivo para a canalha, mais uma que não percebo,lllollll, também há dias que preferimos fast food,llolll.



No Domingo a noite começa-mos logo bem com está caldeirada de robalos, bailas e carapau feita por mim e com um verdinho a acompanhar, a todos uma boa semana de trabalho e pesca. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Outubro

Post do mês de Outubro, foi bastante positivo, nada de grandes exemplares, mas consegui apanhar uns peixinhos com qualidade mas também com algumas grades a mistura.
 


Tive alguma sorte, para conjugar horas de marés, dias bons e tempo com o meu horário de trabalho, e o que mais me agradou em Outubro foi a variedade de peixe que apanhei.


Sarguinhos apanhados ao pião, mesmo junto de casa


Em relação ao surf, também como é habito todos os anos, excelentes ondas aqui no Alentejo, até ao Natal o vento é fraco e com algumas lestadas a ajudar a formar lindas ondas.


Peixe sempre de qualidade na mesa, é e será cada vez mais um luxo, nos tempos que ai virão.


Mesmo ao pé de casa, está pesca supreendeu-me, mais uma arma para o futuro


Quando faço de timoneiro, ou faço spinning e grado,lol, ou aproveito para tirar umas fotos, navio de gás no terminal da REN.


 Cais de graneis, navio de carvão, para abastecer EDP, lá ao fundo as gruas verdes é o terminal de contentores, que estava em greve e não tinha navios.


 De volta a sentir aqueles arranques puderosos de bons sargos.


A Nina também quis ficar na foto com os peixinhos, carapau xl para o forno
 

Fiz 3 saídas na embarcada como marinheiro, sairam alguns parguetes jeitosos, a mim calhou-me umas bicas bem bonitas e alguns carapaus, espero que todos tenha-mos um bom mês de Novembro, principalmente com muita saúde e peixe a farta, e um agradecimento ao pessoal todo que tem visitado o meu blog, principalmente aqueles que têm comentado os post e dado força sempre num espirito positivo, a eles muito obrigado.