quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pesca que ia virando pesadelo

    Boas pessoal, andava doido para fazer uma investida aos sargos aqui a norte de Sines, pois já à 4 meses que não ia lá, devido aos imprevistos que me têm surgidos, como já disse anteriormente, é a pesca do sargo que eu gosto mais de praticar, e as condições de hoje encaixavam no meu dia, saída do trabalho as 8 da manhã, muita muinha no corpo, vou a casa buscar o camarão que tinha apanhado a semana passada, e pesqueiro com ele, com a maré bem vazia costumo pescar a chumbadinha (5g), o mar encontrava-se um pouco bruto para o meu pesqueiro preferido, mas fui-me aguentado lá.
   O peixe estava lá, chumbadinha para meio da espuma e devoravam o camarão, consigo compor a pesca, apanhando uns 15 sargos palmeiros e duas grande ferreiras, e estreio o meu saco de rede novo já com uns quilos de peixe, o pessoal vai chegando ao pesqueiro, nisto chega o nortenho ( rapaz que não sei nome mas costumo falar) nortenho porque a prenuncia não engana
   Ele bem avisou, olha as ondas, cuidado, e eu a ferrar o 1º matateu do dia, pimba cá fora, cereja no topo do bolo, de repente, espuma por cima de mim, saco de peixe, onde está? fds,fds......, não acredito ia deslizando, pedra sobre pedra, água com ele,fds,fds... tá a pesca feita, nisto o saco não afundou, foi ficando ao de cima com peixe todo vivinho, pois tinha o peixe numa poça, fui se afastando cada vez mais, e eu que já estava a pescar ao pião no momento, e vá pedradas a tentar  o milagre, nisto engato o saco já ai a uns 20 metros, calma comigo, devagar bem devagar fui trazendo o saco, só que a massa de água não me deixava encostar o saco, isto vai ser impossível, pensava eu, e de repente solta-se e afunda, 2 a 3 minutos sem vê-lo,fds já era.
    Nisto o nortenho, que estava a pescar ao pião, consegue me engatar o saco já no fundo, incrível, há coisa do caraças, com muita calma,e eu com pouca já! agarro-me a pedra, fico com água pela cintura, o mar faz aquele caixão e estico-me o máximo, e agarro o malvado, obrigado Nortenho e Manel que também me deu uma valente ajuda, muito obrigado,fds, o impossível aconteceu.
   A pesca estava ganha, e ofereço 5 sargos ao rapaz, bem merecidos, e já agora toca  a pôr a tralha para trás, e pião lá para dentro, foram 10 minutos de peixe bom a aparecer e saco mais 2 matateus e meia dúzia de bons sargos, tá feito, e resolvi dar por terminada a pesca, onde ofereci mais dois sargos e a o resto do camarão para ver se ele safava a pesca.
 
   
Sargos muito bonitos, com lindas lutas, que saudades
 

Pesca completa, sem contar com os 7 que dei, 21sargos 3 ferreias e 2 safias
 
 
 
 
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Nada mau


   Boas pessoal, bem este post tem um segundo titulo, pesca em casa a noite, isto é como tudo na vida, quando temos facilidade em alguma coisa não damos valor, e eu com pesqueiros mesmo a porta de casa e não os exploro, nesta semana tinha apanhado uns sarguinhos aqui, hoje decidi ir lá a noite,depois de jantar,fazer  uma perninha só para me entreter, pois o mar estava bruto e as ondas rolavam na pedra, coisa rara nestes molhos interiores.
   Apanhei uns camarões a tarde e tinha uns caranguejos, estive a pescar 1 hora com os camarões vivos e nem lhe tocavam, quando começo a pôr peitinhos de caranguejo, começo a sentir uns toques manhosos, foi pena estar uma ventania doida e custava muito a perceber o peixe, mas tive meia horinha engraçada, onde consegui sacar uns peixes bonitos e bem gordos.




 Amanhã tenho pesca combinada com o Alexandre,aqui para esta zona, fica aqui o total da pescaria, 1 faneca, 3 safias,3 sargos e 1 robalote. boas fainas para todos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pesca em casa

   Com este tempo embrulhado, todos nós pescadores já estamos a pensar no bom tempo e boas condições de mar que estão previstas já para o fim de semana, e com este tempo estranho e vento sul, fui fazer umas investidas mesmo ao pé de casa, sítio que nunca pesco, mas com este mar bruto, mesmo nos molhos interiores de Sines o mar bate e faz aquela espuma boa, que dá logo aspecto bom ao pesqueiro.
   Se quiser pescar o que não falta é pedras e molhos ao pé de casa, mas por vezes estas mesmas pedras são desconfortáveis, para pescar ao fundo é complicado devido a perda de material e mesmo a chumbadinha é difícil e o peixe por norma é pequeno, no inverno duro, penso que haverá dias que o peixe grande encosta.
   Ainda tive duas lutas engraçadas com uma salema e uma tainha bem grandes, onde deu para treinar, mas quando vimos que não é peixe que nos agrade, até temos mais calma e trabalha-mos o peixe melhor,llolll, mas mesmo na brincadeira ainda tirei uns sarguitos bem gordos e bonitos, é bom sinal, normalmente as safias patrulham estas pedras e os sargos são menos.
   No ultimo post que fiz, falei do clube náutico, onde nestes dias seria um lugar bom para pescar, mesmo nos dias de mau tempo e chuva, dá para pescar ao fundo e abrigarmo-nos no carro, pois ali as vezes aparecem bons peixes, porque o fundo já é um misto de pedra e areia, mas como tinha dito aqui só pode pescar, pescador com licença especial da capitania de Sines.
   O meu pai que tem essa licença, e o vicio da pesca no corpo, aproveita e intretem-se muitas vezes a pescar ao fundo, onde vai fazendo de vez em quando umas capturas engraçadas, ontem depois de esta semana já ter tirado uns salmonetes e uma dourada apanhou este lindo e grande salmonete.


Fiquei impressionado com tamanho deste lindo exemplar
  
 Lindo peixe e os meus sarguinhos das pedras.
 
                                                                                

 

domingo, 21 de outubro de 2012

Clube náutico

    Boas malta, como já disse anteriormente, a pesca da lula aqui em Sines é tradição e praticar-se de terra, mas hoje em dia devido as leis e restrições, os melhores sítios (e confortáveis) foram todos proibidos, então o pessoal vai para os molhos, e arrisca a vida, todos nós sabemos o perigo das pedras, basta uma escorregadela e pronto.
   O clube náutico aqui em Sines, serve para a atracagem dos rebocadores, estes fazem e ajudam as manobras dos muitos navios que entram em Sines,são 500 metros de cimento em forma de U com água no meio e alguma luz, o que atrai lulas e carapaus, e todo o tipo de peixe.
Basta sair do carro e lançar o palhaço, para todos que têm autorização da capitania, que é restrita a pessoas com mais idade, ou com incapacidades, mas antigamente a familia podia vir toda e pescar, cheguei a ver mais de 100 pessoas a pesca no verão, e havia peixe para todos... todo o que é bom acaba.
   Passei horas e horas a lula aqui, que mal fiz? o que prejudiquei? o que roubei? para não puder pescar aqui, já lá vão 6 anos, que passo aqui praticamente todos os dias e recordo-me de grandes pescas que fiz, ontem quando fui pescar aos sargos, passei de caminho às 5 da manhã, e estava uma lancha da marinha com os olofotes para água, estranho mas esses podem? é o país que temos onde a diferença para a época mediaval é que já não queimam as casas, quando não pagas impostos ficam-te com ela, democracia? a onde?
   O meu pai, que eu acompanhei nas pescas passadas e noites inteiras aqui, lá conseguiu a autorização, mas não bastava apenas uma pessoa ter mais de 50 anos para passarem a dita autorização? fds!
   Ele lá se safa as vezes e está entretido, e ontem fui até lá fazer-lhe companhia.
 
 
O meu pai com uma lula já jeitosa em pleno clube náutico
 
 
Eu ainda cometi um crime roubei-lhe uma cana e tirei esta lulita para matar saudades.
 
 
 


 


 
 
 
 
 

sábado, 20 de outubro de 2012

Peixe míudo


   Boas pessoal, depois de duas investida na embarcada  sem nada de especial para registar, pois devido a vários factores as pescas foram muito fracas, hoje depois de ver os blogs da malta com uns papudos  bem bons, ganhei alento para fazer uma investida ao sargo, pois ultimamente aqui na minha zona, parece que eles emigraram, e se calhar emigraram mesmo,lolll.
   Tinha caranguejo e camarão que tinha apanhado ontem, com alguns caranguejos fiz um belo engodo e às 5:30 da manhã o pião já estava na água, mas até o dia raiar nem vi uma escama, e o balde de engodo todo lá dentro, mais uma grade de sargos não era de estranhar, mas quando o sol descobriu ferrei o 1º, pequeno mas era o 1º, fogo 2 horas e nem uma picada, foram 10 minutos onde eles apareceram, poucos e pequenos, mas deu para matar um bocadinho o vicio, relaxar e curtir o nascer do sol que me aqueceu, pois já estava congelado, já não me lembrava do frio,loll

             Bem ainda vou aproveitar este dia lindo e grelhar um sarguinho para o almoço,boas fainas para todos e bom fim de semana.

sábado, 13 de outubro de 2012

Parguinho de terra

  Boas pessoal, hoje levantei-me cedo, para aproveitar a maré vazia, fui apanhar tiagem e uns caranguejos moura, para tenta fazer uma envestida a dourada, fui aproveitar a enchente e depois a viragem da maré, pesqueiro escolhido, 1º molho de São Torpes, lançamentos com isca viva acabadinha de apanahar, e foram 3 horas de espera e sinal de peixe nada, só mesmo pequeno, como estava com pena de ter tanta tiagem, e não a estava a gastar, iria provavelmente morrer, mudo de sítio, cravo 2 caranguejos vivinhos numa cana, lançamento longo e com a outra cana vou pescar a chumbadinha com a tiagem, 1 hora de chumbadinha e ferro umas safias só mesmo para tar ocupado, pois safias tenho apanhado muitas, pois estava um bocado desanimado, pois apanhar tiagem e caranguejo não é provavelmente tarefa facíl, e peixe bom nada, pensava que o esforço tinha ido em vão.
   Mas a pesca é como o futebol, até ao ultimo minuto tudo pode acontecer, e quando perco a chumbadinha dou como terminada a pesca, e começo a arrumar o material, a cana do caranguejo lá estava a mais de 1 hora, esporadicamente olhava para ela, arrumo tudo e quando me viro pra a tirar, vejo aquilo que todos nós esperamos, umas cacetadas e ela toda vergada , pego na cana afino o drag e pensei logo que era uma boa dourada, mas desconfiado pois o peixe estava a colaborar, é quando vejo um clarão vermelho,um parguito já kileiro, salvei o dia, nada mau.  

     Belo parguete já a passar o kg de peixe, tenho mesmo que comprar uma balança, pois já estou a ficar curioso com o peso de alguns peixes que tenho apanhado.
 
 
 
Pescaria total, nada mau, com tanta crise, pelo menos tehno peixinho para comer.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Linda manhã

   Boas, esta quarta feira eu e o meu amigo Jorge Magrinho, que esta a ganhar pica na pesca, pois ele é o principal timoneiro do irmão Magrinho (caça sub), e só sabe por o peixe na caixa,lolll, somos dar uma voltinha aqui a entrada de Sines para ele treinar as ferragem, com o mar com um bom toque e com o vento quase nulo, fomos tentar enganar um parguito a sul, num intrelhado que já tinha explorado anteriormente.
   A pesca começou difícil, com muitos toques e peixe pequeno, mas com o tempo, passado 2 horinhas de dar de comer ao meninos começaram a entrar uns carapaus e umas safias bem gordas de bom tamanho, eu apanhei a manha delas e ferrei umas bem boas, mais uns parguitos mas pequenos, o Jorge com o tempo ainda ferrou umas safias gradas e fartou-se de curtir, pesca dividida por os 2 e ainda leva-mos uns peixes bonitos para casa.
 
                                                                 Parguete  e safias gordas
 
Carapau manteiga e cavalas

                                                                Mais umas bem bonitas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Peixe proibido

 
   Ola pessoal, o peixe anda a montes aqui em Sines, mas é na marina, local que não se pode pescar, parece mesmo um aquário natural e ainda por cima, só de peixe que todos nos procura-mos, robalos, bailas e sargos, eu também se fosse peixe era capaz de me refugiar ali, pois há comida e sossego a montes, mexilhão e camarão, e um banquete para os robalos, carapauzinhos, simplesmente são aos milhares, fica aqui as fotos da confirmação:
 
Vista do refugio dos meninos
 
Não parece mas é tudo bailas bem jeitosas
 
Robalos no descanso à sombra, cada embarcação parece que tem uma família deles.
 
Carapauzinhos, petisco quando cai a noite
 
   No inicio da semana fiz umas investida rápida a procura de um pargote no zebro do meu amigo, mas eles não colaboraram, então vira-mos as atenções para safar a grade junto do molhe leste as safias, que estão bem gordas e palmeirudas, pois por vezes são bem pequenas e magras e lá consegui-mos fazer uma caixa delas.
 
Pescaria de safias feita junto ao molho leste.
 
Vejam bem o comprimento do molho leste, primeira barreira para partir o mar aqui em Sines.
 
 No domingo ainda  consegui matar o vicio do surf e fiz um final de tarde com muito boas ondas, como é normal fotos minhas a surfar não é fácil, pois não posso surfar e registar o momento, mas da sempre para mostrar o local escolhido para a diversão.
 
Pico louco, como é conhecido este spot, pico triangular perfeito
 
Fechar o dia com uma imagem destas sabe sempre bem, boas pescas a todos.
 
  

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Setembro

 
Ola pessoal, para dar mais ritmo ao meu blog, vou tentar no final de cada mês, passar as minhas fotos mais marcantes de cada mês, e mostrar um pouco da zona onde vivo e faço o que tanto gosto, surf e pesca, um abraço para todos e que o mês de Outubro seja bom para todos nós.
 
 
   Nina, no sítio certo para fazer uns lançamentos para as douradas.
 
 
   O meu cantinho da garagem, para preparar as artes, quando era miúdo sonhava com isto.
 
 
Este ano vou ver se consigo tirar umas burras, se conseguir ter tempo para isso, esta não é grande, mas já deu para sentir aquelas cabeçadas que todos nós gosta-mos.
 
 
Enquanto a Nina passeia, a malta aqui em Sines já anda a procura delas, pois já saíram umas quantas bem grandes, mas durante a noite.(Praia de Sines)
 
 
Lado sul da praia
 
 
Daqui vou tentar fazer umas investidas durante a noite, para tentar apanhar uma burra, as vezes aparecem, de agora para a frente é altura ideal.
 
 
Pois é, da praia não se nota, mas deste ângulo, já dá para ver os super molhos a 3 Km de Sines que fazem a protecção à cidade,um a norte e outro a sul, no seu interior do lado direito esta o cais de petroleiros, a sul, é gás e carvão, para abastecer a REN e EDP, ondulação para entrar aqui não é fácil.
 
 
As envestidas a lula têm sido muito fracas, mas pronto consegue-se sempre arranjar almoço.
 
 
A fechar o mês ganhei alento com este lindo pargo.