domingo, 30 de setembro de 2012

Peixe para o almoço

   Hoje tinha um tempinho de manhã, e com a ausência do vento, mar pequeno e maré vazia, só havia um pesqueiro ideal para apanhar um peixinho, a ilhota das safias negras, fato vestido, cana da chumbadinha, uma faca e camaroeiro para apanhar isca na hora e tentar apanhar o almoço.
   Muito pouco peixe, safias que é normal,nem vê las, toques muito pequenos, apenas cabozes a ratar, mas com isca viva e fresca (camarão e percebe) temos que estar sempre com fé de ferrar alguma coisa, e os únicos toques bons que tive, saco 2 belos sargos no pesqueiro das safias, nada mau, o maior ainda me deu uma bela luta, 10 da manhã ta a pesca feita, e ainda sobrou uns belos camarões, que aproveitei para petiscar antes dos sargos com uma fresquinha,llolll.

  
        Poucos, mas bons!


         Petisco, pré almoço.


       A Nina sempre curiosa quando eu chego, da pescaria, bom mês de pesca de Outubro para todos.

sábado, 29 de setembro de 2012

Resumo da semana

   Ola malta, como o próprio titulo diz vou fazer um breve resumo, das minhas pescarias está semana, ao domingo, sempre antes de começar uma semana de trabalho, e como trabalho por turnos, tento ver os dias no windguru que possam me dar alguma alegria e conjugar o tempo que tenho, e esta semana que passou tinha as manhãs livres.
   Como a saída do trabalho é bem tarde, as lulas estavam fora de questão para mim esta semana, mas o meu colega deixa o zebro na marina nesta altura do campeonato, para a caça e possíveis saídas para a lula, mas já me tinha dito que gostava de espermentar a pesca  ao fundo, e avisei logo que não é assim tão fácil como parece, mas já la vamos.
   Terça vejo uma grande chuvada no windguru bem cedo, e o dia a limpar sem vento logo a seguir, e aproveitei logo de manhã, para ir apanhar uma tiagem e uns caranguejos, para tentar uns sargos ao pião, ou uma dourada com uns lançamentos na ponta  do molho de São Torpes, planos traçados, uma cana ao fundo que passado 5 minutos apanha 1 douradita de 500g, e um sargote, cana do pião meia dúzia de lançamentos e ataques vorazes com o pião a desaparecer no meio das pedras e mais dois sargotes bons cá fora, pensava eu na minha cabeça, é hoje que dei com o peixe, água verde excelente, vento nem velo.
   Mas quando olho ao largo, para mais um lançamento, vejo uma nuvem castanha na água de limo, não pode ser, será que vai encostar? llooolll foi só pensar e o vento que era para se manter nas previsões, começa a soprar de w, boa, 5 minutos e acabou a pesca! nem deu para aquecer. loolllll.
  Quarta feira o meu colega liga, para combinar uma pesca ao fundo, coisa que para ele era novidade e só falava em pargos, mas eu disse-lhe que pargos não era assim tão fácil, mas podíamos ir tentar, eu queria era pescar.
  Como este ano ainda não fiz pesca embarcada, devido ao problema que tive com sol, se repararem na foto, o meu lábio inferior do lado esquerdo ainda esta inchado, devido a operação, muitos anos de sol, a dar aulas de surf e pesca, agora tenho que me conter, muita protecção solar e para não haver minhocas na cabeça, lenço enrolado na cara,loll, assim posso pescar,llolll sem me preocupar,loolll.
   Bem como já tenho algumas horas de mar nesta pesca, traço um plano para o zebro e os 40 metros de cabo que temos só para ir as lulas, quem não sabe Sines é um dos Portos maiores do país devido a sua fundura natural do mar mesmo junto a costa, a 200 metros da praia de Sines, a fundura começam logo a ir para os 40,50 metros.
   Digo ao Magrinho, vamos para Sul, que ai há muitos entrelhados com 30 metros, escolhe-mos um que marque peixe, e tentamos fazer pesqueiro a manhã toda, para ver se entra um pargote, isto de andar aos saltos a fazer pesqueiros não é para mim, pelo menos neste tipo de pesca, e assim foi, peixe de palmo e com alguma variedade no pesqueiro é bom sinal, pois saíram safias, choupas, garoupas, cavalas (para iscar), bogas(fora),carapau pequeno(bom sinal) ,polvo(para o forno) e até um músico(peixe da 2 foto de baixo, que eu adoro).
   Nisto o peixe desaparece e digo ao Magrinho, entrou ai qualquer coisa no pesqueiro, está atento aos toques e ferra rápido, levo 2 pancadas secas de seguida, e digo a ele, isto é pargo. logo de seguida ferro um pargote ai de 600g, mas não era isso que tinha ido lá, mas ele apareceu outra vez, toque ligeiro na cana, ferragem bruta, e o carreto dispara, llloollll que soldades de ouvir o carreto a cantar, fds a quanto tempo e o magrinho dizia, isso não é fundo? e eu, já vais ver o fundo vermelho que vem ai, agarra te é ao xalavar,lloolll, 30 metros de prazer, com muita calma e peixe cá fora.
   
  
      Depois deste eram ai 11 da manhã, e digo a ele , bem vamos continuar neste ritmo, com esperança que entre mais, meio dia, o peixe falha outra vez, Magrinho está atento, pimba ferro outro cabeçudo, a mesma história, papel químico, mais 30 metros de prazer, logo a seguir saco outro de 600g, no total 2 cabeçudos e 2 parguetes. O Magro não ferrou nenhum, tem que ir aos treinos, mas é normal, ele está a começar nestas lides, mas com a arma na mão lá no fundo vinga-se,lllolll.
    Bem hora de almoço, toca a fugir que há trabalho a tarde, e quando fazemos estas jornadas em equipa, o peixe vai para uma caixa, e no final é dividido por ambos, e eu só lhe dizia, passa na minha casa para a foto,llolll, com os dois em punho,lllolll, mas com a preça e arrumações não deu, fica o pargo com o belo polvo.


       O parguete e o músico, em baixo a foto da pesca de terça feira,da douradita, e os sargos.


    

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Setemrbro fraco

   Ola malta, pois é, como o titulo diz, Setembro mesmo muito fraco, como tinha dito, ia perder umas horas no surfcasting, e perdi mesmo, pois passei mais de 20 horas a pescar de noite em 2 dias, e peixe nada, o que apareceu foi só mesmo peixe muito pequeno, as condições eram muito boas com o mar com toque e o vento nem existia.


    E pelas conversas com os pescadores que fui conhecendo durante as jornadas, eu não fui o único a gradar, a malta queixava-se do mesmo, agora as atenções aqui por Sines viram-se para a pesca da lula, a noite, de terra com poucos pesqueiros devido as restrições parvas das leis que inventam, ou na embarcada, que fui o que fiz nas 2 ultimas noites, com um grupo de amigos que costumo pescar a lula todos os anos, bateria no barco 2 armaduras e vai de tonear, mas nas 2 pescas que fizemos, apanha-mos pouco mais de 3 kg de lulas, ainda está muito fraco precisa-se de frio, vamos ver se este ano pelo menos é bom de lulas, o carapau a boga e a cavala é que rodeia o barco devido a luz ,e ainda apanhei uns bons carapaus que deram uns belos almoços, futuramente vou tentar levar a máquina para registar as pescas, pois num zebro de 6 metros com 4 manos temos que levar mesmo o indespensavel, para ter algum conforto.
     Ficam aqui algumas fotos destas ultimas semanas.