sábado, 31 de março de 2012

   Boa tarde, esta manhã fui bem cedo tentar enganar uns sargos, tempo escuro ondulação como eu gosto só a maré é que era fraquinha pouca amplitude, mas lá fui eu a procura do peixe que eu mais gosto, para mim o sargo é o top dos peixes, pela luta que dá e principalmente pelo excelente paladar que têm, principalmente estes do norte de Sines.
   A pesca começou muito difícil, mas o peixe estava lá eu é que não estava nos meus dias, acho que nunca tinha perdido tanto peixe como hoje, as condições estavam difíceis e depois a ajudar o ventinho a fazer bolsa ao fio e quando ferrava o peixe ele embicava bem trabalhava-o e quando era para iça-lo para cima nem lhe via a cor, na primeira hora de pesca perdi a conta de peixe e bom que perdi, azar? não! também há dias que todo o peixe que ferro vem para cima, simplesmente hoje era o dia deles se não assim não tinha piada.



 Mas já em desespero até porque o pico da maré já tinha dado a volta ainda ferro 8 sarguitos, e uma molha de uma onda,seguida de uma chuvada lol.


Este papudo é dedicado ao meu amigo Barrinho, que diz que vou a praça comprar o peixe para tirar fotos, mais um comprado na praça do norte

quinta-feira, 29 de março de 2012

Surf semanal e recordar pescarias

   Boa tarde, terça e quarta foi dia surf,com o vento leste a entrar ia proporcionar boas ondas,sol e algum calor que não é normal nesta altura do ano, deu para apanhar umas ondas, esta foto mostra a qualidade de ondas que temos por cá, e sem crowd, o que hoje em dia é cada vez mais precioso.

28 Março 2012 
    Vou recordar agora uma pescaria que me deu bastante gozo, foi em V.R.Santo António, onde os meus pais estavam a passar ferias e num dos telefonemas de rotina o meu pai diz que a sua cana frágil adaptada com um cabo de guarda sol para espetar na área dentro de água (é que a praia de V.R.S.A tem uma extensão de areia enorme onde podemos andar vários metros com água pela cintura)  tinha sido derrubada violentamente para a água por duas vezes, uma encontrava-se a dormir, lol e  foi a minha mãe que viu e a outra não foi a tempo.
   Aquilo desperto-me logo curiosidade pois poderia ser douradas ou ate Corvinas, em Vila Real toda a gente pesca na entrada do rio, onde o molho tem por volta de 3 Km é impressionante os pescadores que se encontram lá, espanhóis principalmente, e eu aproveito o fim de semana e vou até lá abaixo tentar a minha sorte.
   Como não sou pescador de Corvina virei-me logo para as douradas, e como também pesca de praia não é o meu forte nem sabia o que iscar, e para abrir o leque de capturas até porque o meu pai até tinha tirado uns linguados e uns robalotes, pensava para mim vou é levar umas coreanas que qualquer peixe pega nisto, por sorte as 2 caixas que levei tinham umas coreanas gigantes como nunca tinha visto.
   Bem, praia logo cedo apanhar umas conquilhas que eu adoro para o petisco e fazer uma caminhada por água a dentro e lançar a cana o mais longe possível, passaram 2 horas e cana nem mexeu estava um calor infernal e nada o meu pai só dizia "isto não dá nada", mas eu estava tão descontraído que dizia "tem calma quando maré virar vais ver", e olhava para os profissionais da conquilha a arrastarem a terra com os seus gingarelhos artesanais e pensava quando a maré subir o peixe vem ao cheiro do marisco, aproveito dou uns mergulhos e a maré vira, passa um senhor mete-se comigo e diz,"estás a pescar aqui de dia, passei cá a noite toda e nem um peixe apanhei" e ironicamente digo "estou e vou apanhar uma dourada" ele ri-se e vai embora, o meu pai diz "tira a cana para ver se tem isca", eu eu  digo "calma que a maré já sobe é agora".Eu distraído com aquilo tudo e com um feeling que não sei explicar até hoje dou mais um mergulho e oiço o meu pai a gritar "olha a tua cana", agarro-me a ela e digo "eu não disse", bem foi meia horinha de luxo onde eu saquei 2 douradinhas e 1 belo sargo e o meu pai com a sua bela cana ainda saca um belo sargo também. Ainda procurei o senhor no areal para lhe dizer que estava enganado mas já não o vi. Fica o registo das 2 douradas, os sargos foram logo amanhados para o almoço.
 
2  douradinhas  ambas com 1.200 kg



segunda-feira, 26 de março de 2012

Boas, mais um dia de verão em plena primavera, aproveitei a tarde livre e fui até sul pescar, pois a norte esta semana não deve ser possivel devido a força do mar, há peixe e muito a sul mas pequeno, mas com calma e boa isca no meio de tanta sargueta, ainda consegui enganar meia dúzia de sargos gordos para a grelha.

A pescaria

sábado, 24 de março de 2012

Mais uma pescaria, ontem aproveitei mais uma vez a minha saída de manhã do trabalho,passo por casa para ir buscar o material e vou até ao pesqueiro que por sorte minha fica a 2 minutos de carro e 5 a pé, o peixe não anda a colaborar muito mas como tinha o dia inteiro disponível para me entreter, aproveitei maré vazia e apanhei uma dose de percebes para o petisco e para iscar, e esperei a maré encher, desta vez não enganei nenhum kileiro, mas acabei por apanhar uns bons sargos ( que venham muitos destes ),mais um dia bem passado.


                      O meu peixe favorito sem duvida, pela luta que dá e pelo excelente sabor que tem.





quinta-feira, 22 de março de 2012

A Primavera chegou, é a minha época do ano preferida, sol, ondas e peixe,é nesta altura que costumo perder mais tempo naquilo que gosto tanto de fazer, ontem mal sai do trabalho de manhã fui tentar enganar uns sargos,a pesca começou bem com um sargo e um bom budião depois disso foram 3 horas onde eu e mais uma dezenas de pescadores nem uma escama vimos mas a persistência já no desespero de algumas horas sem ferrar um peixe e com alguns pescadores a abandonar o barco, chegou a recompensa, o peixe entrou no pesqueiro e foram 15 minutos doidos em que cada lançamento com o pião a cair no sítio certo com isca de sempre, dava peixe,consegui enganar 5 sargos bons e por ultimo ferro o sargo do dia, não tenho o habito de pesar o peixe apenas porque não tenho balança digital mas este foi mas um que passou de 1 kilo.
                                    
Add caption
                                                                                                                                                                                    
Em cima: eu e o sargo do dia.

Como isto é um blog não só de pesca mas também de passeios,viagens (quando se pode) aqui vai uma foto da minha  viagem ás caraíbas à 15 dias atrás numa praia em que descobri depois de algum trabalho e aventura que contarei um dia destes.
E para acabar mais a baixo,  uma foto minha a surfar a perfeição das maldivas a uns anos atrás.  

Praia Macau

Maldivas


quinta-feira, 15 de março de 2012

Na ultima publicação falei da costa do norte e da ajuda que dou como timoneiro ao Magrinho,depois vêm a recompensa do trabalho.







sábado, 3 de março de 2012

Esta semana o Magrinho convidou-me para fazer de timoneiro no seu semi-rigido enquanto ele caça, aproveitei o momento e tirei umas fotos a nossa costa do norte em sines, apanhou-se uns peixes e foi uma tarde bem passada.
Molho oeste
Farol

Costa do norte